Informativo Eletrônico nº 29 Informativo Eletrônico

03/11/2020 12:30

 

Informativo nº 29 - Outubro 2020


Presidente do TCMSP destaca papel do Controle Externo em palestra no III Congresso Internacional de Contas Públicas

Durante palestra proferida no III Congresso Internacional de Contas Públicas, na manhã dessa terça-feira (27/10), o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, João Antonio da Silva Filho, destacou “que cabe um papel importante aos Tribunais de Contas para reforçar a democracia e as bases do controle externo no ordenamento jurídico brasileiro”.

João Antonio foi convidado para o painel que tratou do tema “Controle Externo e a Governança das Contas Públicas”. Também participou do debate, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Antonio Roque Citadini. Eurípedes Sales, conselheiro aposentado do TCMSP, foi o coordenador dos trabalhos da mesa. O advogado Ulisses Sales é o responsável pela coordenação executiva do evento.

Coral do TCMSP faz apresentação on-line da música Tempo Rei

Com a pandemia da Covid 19, o Coral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) precisou se reinventar e redefinir sua forma de atuação, já que a prática do canto em grupo foi uma das mais atingidas pelo isolamento social. O coro do TCMSP manteve suas atividades por videoconferência, com aulas e ensaios realizados pela plataforma Zoom. Como resultado dos encontros, o grupo realiza sua primeira apresentação on-line, com a música “Tempo Rei”, de Gilberto Gil.

 

Em Nota Técnica, TCMSP avalia que São Paulo encerrará o ano com sobra relevante de recursos

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) informa, por meio da Nota Técnica 05/2020, que a cidade de São Paulo encerrará o ano com relevante sobra de recursos em caixa e disponibilidades suficientes para honrar suas obrigações de curto prazo. O estudo, referente ao mês de agosto de 2020, acompanhou a evolução das receitas e despesas públicas por força das ações promovidas pela Prefeitura no combate à Covid-19.
 

TCMSP autoriza retomada do edital para aquisição de tablets

Na sessão plenária realizada por videoconferência na manhã de hoje (21/10), o Colegiado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) acompanhou, por unanimidade, a proposta do conselheiro relator Maurício Faria, favorável à retomada do pregão eletrônico nº 47/2020, da Secretaria Municipal de Educação, para aquisição de 465.500 unidades de dispositivos móveis portáteis do tipo tablets, com objetivo de atender as Unidades Educacionais de Ensino Fundamental, Médio e Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos.

Encontros Plurais homenageia os 100 anos do economista Celso Furtado

No próximo dia 6 de novembro, o programa "Encontros Plurais" da Escola Superior de Gestão e Contas do TCMSP fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento de um dos mais destacados intelectuais do país, o economista Celso Furtado.

Elaborador de uma obra inovadora composta por mais de 30 livros, Furtado foi responsável pela criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) no governo de Juscelino Kubitschek, e foi também ministro do planejamento do presidente João Goulart. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento priorizaram o papel do Estado na economia, com a implantação de um modelo de desenvolvimento com corte pré-keynesiano. Celso Furtado foi o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia. 

Confira a cobertura completa do XI Educontas

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), em parceria com a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), realizou nesta semana a 11ª edição do Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (Educontas), em ambiente 100% virtual.

Com apoio da Escola de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, durante dois dias (26 e 27/10) aconteceram painéis que debateram o “ensino remoto emergencial”. Anualmente, o Comitê de Aperfeiçoamento Profissional sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa promove encontros entre gestores e técnicos das Escolas de Contas brasileiras para compartilhamento de boas práticas educacionais a serem disponibilizadas à sociedade civil, órgãos e entidades jurisdicionadas e servidores públicos.

 

Visite aqui a