Ouvidoria


Compete à Ouvidoria do TCMSP receber, registrar e dar encaminhamento às manifestações enviadas por cidadãos em geral, assegurando o direito de resposta às demandas interpostas, ao sigilo (quando necessário ou solicitado) e informando os demandantes sobre as providências adotadas.

A comunicação com o cidadão dar-se-á mediante recebimento de manifestações relacionadas a serviços prestados pelo Tribunal de Contas e atos de gestão ou atos administrativos praticados por agentes jurisdicionados a ele.

É muito importante a sua colaboração como fiscalizador das atividades públicas. Para tanto, são os tipos de manifestações:

Reclamação

Demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização do serviço. Nesta categoria se enquadram também as críticas e as opiniões desfavoráveis.

Denúncia

Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos competentes. A denúncia envolve infrações disciplinares, crimes, prática de atos de corrupção, má utilização de recursos públicos ou improbidade administrativa que venham ferir a ética e a legislação.

Denúncia anônima (Comunicação de irregularidade)

informações de origem anônima, sem identificação do manifestante. Cabe destacar que esta opção não é passível de acompanhamento pelo manifestante, uma vez que ele optou por não se identificar.

Sugestão

Apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública.

Elogio

Demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido.

Solicitação de providência

Pedido para adoção de providências por parte da Administração. A solicitação refere-se a um requerimento de atendimento ou serviço.

 


Pedidos de Acesso à InformaçãoPedidos de Acesso à Informação Lei 12.527/2011 - LAI

Para facilitar o atendimento, a Ouvidoria do Tribunal oferece os seguintes meios de acesso para o recebimento de manifestações: pela internet (links acima), e-mail (ouvidoria@tcm.sp.gov.br), telefone (11) 5080-1980, presencial (mediante prévio agendamento pelo email ouvidoria@tcm.sp.gov.br - aguarde confirmação de data e horário) e por carta para o endereço do TCMSP.


 

Localização da Ouvidoria do TCMSP

Endereço: Av. Professor Ascendino Reis, 1130
Vila Clementino - São Paulo - 
CEP: 04027-000
Telefone: +55-11-5080-1980
Horário de Atendimento: das 08h00 às 17h30 de seg. à sex.
Atendimento presencial mediante prévio agendamento, pelo email ouvidoria@tcm.sp.gov.br (aguarde confirmação de data e horário).