Na manhã da segunda-feira (26/8), o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) sediou a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Ao dar boas-vindas aos participantes, o presidente do TCMSP, João Antonio, ressaltou que entre os desafios dos Tribunais de Contas na defesa da supremacia do interesse público,”a grande tarefa é fazer com que a atuação dos TCs chegue antes do desperdício do dinheiro público, exercendo o controle preventivo e concomitante”.
Em sua exposição neste primeiro dia do X Educontas, encontro realizado no Plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) com a intenção de compartilhar as experiências das Escolas de Gestão e Contas (EGC) dos Tribunais de Contas do Brasil, o economista e professor Amir Khair tratou do tema “Crise fiscal e os impactos nas contas públicas”. Ao apresentar o expositor, o conselheiro dirigente da EGC do TCMSP, Maurício Faria, exaltou a respeitabilidade do palestrante e traçou um quadro da delicada situação fiscal pela qual passam diversos estados e municípios da Federação. Um quadro desafiador na medida em que, como lembrou o conselheiro do TCMSP, muitos se questionam sobre a responsabilidade dos Tribunais de Contas diante dessa realidade fiscal tão aguda, que está inserida numa conjuntura econômica e política nacional e internacional de grandes incertezas, que impacta diretamente nas possibilidades de reversão dessa crise.
Confira outras matérias sobre o Educontas aqui:
1. Presidente do TCMSP abre a 10ª edição do Educontas
2. Educontas promove Roda de Conversa com a sociedade
3. Painel do Educontas apresenta o tema “Controle Social nos Tribunais de Contas”
4. Educontas finaliza debates sobre tecnologia e educação no TCMSP
5. Ex-ministro Jorge Hage fala sobre compliance no funcionalismo público
6. Encerramento do X Educontas define diretrizes para as Escolas de Gestão dos Tribunais
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) iniciou, na noite de terça-feira (13/08), o projeto Cidadania em Contas, que visa apresentar o papel desempenhado pela instituição para a população dos bairros de São Paulo. A sede da subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, zona norte da cidade, recebeu a primeira apresentação deste trabalho..
A professora Débora Denise Dias Garofalo, finalista do Global Teacher Prize, importante prêmio mundial na área de educação, recebeu no dia 19 de agosto o "Certificado de Boas Práticas da Escola de Gestão e Contas Públicas" do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) recebeu, na manhã de quarta-feira (07/08), mães e crianças que integram o “Movimento Ocupa Mãe” e a ONG “Juntos Somos Um”, como parte do programa de visitação à instituição, com o objetivo de informar aos participantes o que é e como atua o TCMSP na cidade de São Paulo.
O plenário do TCMSP acompanhou, por unanimidade, o voto do relator Maurício Faria pela suspensão do pregão promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), visando à formação de ata de registro de preços para aquisição de achocolatado em pó, na quantidade estimada de 29.000 quilos ao mês.