Subprefeitura Freguesia/Brasilândia é a primeira a receber projeto Cidadania em Contas do TCMSP Notícias

14/08/2019 18:00

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) iniciou, na noite de terça-feira (13/08), o projeto Cidadania em Contas, que visa apresentar o papel desempenhado pela instituição para a população dos bairros de São Paulo. A sede da subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, zona norte da cidade, recebeu a primeira apresentação deste trabalho.

O assessor da presidência do TCMSP, Djair Galvão, falou dos objetivos que o órgão quer atingir com o projeto. “Esta iniciativa busca, efetivamente, uma aproximação do Tribunal com as subprefeituras da cidade. É uma forma do TCMSP agir em uma de suas atribuições e fazer com que a cidade nos conheça melhor: nossas ferramentas, as principais atividades, os canais de comunicação”, explicou ele.

Djair também afirmou que o Tribunal sentia a necessidade de aproximação maior com a cidade de São Paulo. “O TCMSP tem uma tarefa de cuidar dos recursos públicos, então, esse é o compromisso da atual gestão do Tribunal e temos um orgulho muito grande de começar aqui na Freguesia/Brasilândia”, disse Djair.

A subprefeita da Freguesia/Brasilândia, Sandra Santana, falou sobre a importância da visita do TCMSP e pela região ter sido a primeira a receber a apresentação do projeto Cidadania em Contas. “O início não é fácil, nem sempre a gente consegue alcançar a todos que almejamos, mas com certeza teremos um novo encontro. É importante que a população saiba o que é a competência de cada um e a quem buscar, recorrer”, afirmou Sandra.

Durante a apresentação, os moradores da Freguesia/Brasilândia presentes ao evento tiveram a oportunidade de conhecer todo o trabalho realizado pelo TCMSP em auditorias na cidade; os meios de comunicação e redes sociais utilizados pelo Tribunal; como funciona a Ouvidoria da instituição; e a atuação da Escola de Gestão e Contas nos cursos de extensão e pós-graduação. Ao final da apresentação, os assessores da presidência Rosano Maieto e Sandra Caruso responderam as perguntas dos moradores da região.

Anderson Camacho é uma das lideranças esportivas da Freguesia/Brasilândia e saiu satisfeito da apresentação do projeto Cidadania em Contas do TCMSP. “Isso deixa claro para o cidadão que ele pode ter uma atuação ativa dentro da administração e controlar o que é gasto na cidade. Ficou claro que temos o dever e o direito de reivindicar uma fiscalização e, caso não esteja de acordo, entrar em contato com o Tribunal para verificar se está tudo certo”, disse ele.

Fizeram parte da apresentação pioneira do projeto Cidadania em Contas do TCMSP: Helen Steffen (da C-IV); André Galindo (da Escola de Gestão e Contas); Fúlvio Giannella Jr. (Assessoria de Imprensa); e Dirceu Mendes (Ouvidoria).