Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Notícias de 2023


DESTAQUES

 

Os prazos processuais no Tribunal de Contas do Município de São Paulo estarão suspensos entre os dias 20 de dezembro e 19 de janeiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Cidade e o conteúdo está na Portaria SG/GAB nº 03/2023, que foi alterada pela Portaria SG/GAB nº 04/2023.
 

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo funcionará em regime de plantão durante o período de recesso, entre os dias 21/12/2023 e 03/01/2024. Ao todo, nove setores terão expediente. Veja os horários e canais de contato.

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Município de São Paulo decidiram emitir mais um alerta à prefeitura de São Paulo por conta de processos de licitação parados para serviços que hoje estão sendo executados por contratos emergenciais, que são mais caros e menos seguros.
 

Por unanimidade, o colegiado do TCMSP confirmou o nome do conselheiro Eduardo Tuma como presidente da casa para o exercício 2024. O conselheiro Roberto Braguim foi reeleito vice-presidente e o posto de conselheiro-corregedor passou de João Antonio da Silva Filho para Ricardo Torres. A votação aconteceu em sessão especial nesta segunda-feira (18/12).   

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Turismo sobre algumas cláusulas no contrato firmado para a realização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O tribunal também exigiu esclarecimentos sobre uma suposta omissão da Prefeitura em deixar de receber R$100 milhões ao não comercializar quatro cotas publicitárias do evento, entre o período de 2021 e 2022. O prazo para respostas é de 15 dias úteis.

Durante sessão plenária desta quarta-feira (13), os conselheiros do TCMSP receberam vereadores integrantes da CPI da Poluição Petroquímica para a entrega do relatório final da pauta. A comissão foi criada com o objetivo de investigar denúncias sobre os efeitos ambientais e na saúde pública gerados pelo Polo Petroquímico de Capuava. A unidade está localizada nas proximidades da zona leste de São Paulo, perto dos municípios de Santo André e de Mauá.

O Tribunal de Contas do Município oficializou um acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) durante a sessão plenária desta quarta-feira (13).

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi convidado pela Câmara Municipal para participar de audiência da CPI da Violência e Assédio Sexual contra a mulher. O objetivo era apresentar aos vereadores a auditoria operacional feita sobre os equipamentos da prefeitura para atender mulheres que foram agredidas.

O Pod Observar, o podcast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, lança um novo episódio na próxima terça-feira (12/12), às 10h. Esta quarta edição do podcast debate a proposta de implantação da Tarifa Zero nos ônibus urbanos na cidade de São Paulo. Para falar dessa iniciativa, o convidado especial do programa será Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do IDEC, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo encaminhou um alerta à prefeitura de São Paulo sobre os programas criados para atender a população em situação de de rua. O prazo para a resposta é de 15 dias úteis. A administração municipal precisa prestar esclarecimentos sobre a auditoria feita pelo corpo técnico do tribunal, além de explicar a questão da rescisão contratual e a contratação emergencial para a gestão das Vilas Reencontro.