TCMSP questiona Secretaria Municipal de Turismo sobre contrato da Fórmula 1 Notícias

18/12/2023 08:00

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Turismo sobre algumas cláusulas no contrato firmado para a realização do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. O tribunal também exigiu esclarecimentos sobre uma suposta omissão da Prefeitura em deixar de receber R$100 milhões ao não comercializar quatro cotas publicitárias do evento, entre o período de 2021 e 2022. O prazo para respostas é de 15 dias úteis.

A administração municipal fez um acordo em dezembro de 2020 com a empresa MC Brazil Motorsport Holdings S/A, para a realização de cinco edições do evento de automobilismo (2021 a 2025), com o valor inicial de R$20 milhões para cada ano.

No ano passado, a quantia  foi ajustada para, aproximadamente, R$21 milhões devido ao índice de reajuste (IPC). Em novembro deste ano, o contrato foi renovado até 2030, assim como o valor de investimento que passou a ser R$ 23,5 milhões por edição, em razão da inflação. 

Uma das perguntas do TCMSP é se o novo índice de reajuste tem sido aplicado no contrato e se já houve análise das prestações de contas dos anos de 2021, 2022 e 2023. Para garantir o cumprimento do cronograma durante os processos, o tribunal questiona também quais aprimoramentos estão sendo realizados pela empresa contratada em procedimentos internos, como a contratação dos fornecedores.

Além disso, o TCM pediu que a prefeitura de São Paulo esclareça quais ações sociais e sustentáveis estão sendo pensadas para as próximas edições do GP de Fórmula 1. O ofício ainda questiona os valores de publicidade das últimas três edições do evento.