Artigos de 2018


Amostragem estatística em Auditoria de Controle Externo

Thulyo Tavares e Rafael Waissman 08/10/2018

A Auditoria do TCM utiliza métodos científicos para pautar sua atuação na fiscalização e no controle externo da Administração Pública Municipal. Neste artigo, os agentes de fiscalização Rafael Waissman e Thulyo Tavares explicam como funciona a amostragem estatística nas auditorias do Tribunal, permitindo que sejam extraídas conclusões que podem ser extrapoladas para todo o universo pesquisado.

O órgão público deve se preocupar com a gestão de pessoas tanto quanto a empresa privada, pois os servidores passam longos anos no mesmo ambiente de trabalho, necessitando, continuamente, serem estimulados por desafios em sua trajetória profissional. As organizações públicas, ao invés de reprimirem esses desafios que estão latentes nas pessoas, devem trabalhar a favor deles por meio de ferramentas de gestão adequadas.

O objetivo da Governança é criar um conjunto eficiente de mecanismos de liderança, estratégia e controle, postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão.

A fiscalização exercida pelo TCM

*Lívio Mário Fornazieri 10/01/2018

É competência constitucional dos Tribunais de Contas a fiscalização e o controle das contas públicas. Nos últimos sete anos, a Subsecretaria de Fiscalização e Controle do TCMSP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) realizou mais de quatro mil fiscalizações com um montante total de mais de 125 bilhões de reais auditados. Além disso, a atuação concomitante à despesa evitou mais de 5,2 bilhões de gastos públicos. Este artigo esclarece alguns aspectos da atuação técnica dos auditores do Tribunal no controle de legalidade das contratações públicas.