Nesta sexta-feira (21 de setembro), das 12h30 às 13h30, a série Concertos Didáticos do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) vai mostrar o universo das músicas e das tradições afro-brasileiras, destacando-se a apresentação dos integrantes da Associação Cultural de Capuêra Angola Paraguassú. Trata-se de entidade cultural que procura preservar as tradições e costumes orais, passados diretamente ou por meio de experiências e práticas coletivas.
A entidade, ou Paraguassú como é chamada, possui uma bateria de capoeira e apresentará repertório do novo disco, que explora os sambas de roda ligados ao som da expressão cultural além de discutir os aspectos históricos da musicalidade dessa tradição popular. A capoeira é por tradição uma expressão cultural popular tipicamente brasileira que reúne a arte marcial, esporte e música. A prática da capoeira tem como raiz a liberdade do movimento corporal e do equilíbrio emocional.
O evento integra as comemorações dos 50 anos do TCM e acontece no auditório da Escola de Contas do Tribunal (Av. Ascendino Reis, 1.130 - Portaria B), tendo como objetivo estimular o contato da população e dos servidores com a música e cultura instrumental brasileira, além de promover atividades de integração para os participantes.
Com entrada franca e sempre no horário de almoço, o programa Concertos Didáticos vai até o mês de novembro, apresentando espetáculos com diversos temas e convidados dos mais variados gêneros musicais brasileiros, que têm por objetivo proporcionar aos participantes uma experiência única, além de realização de workshops com trabalhos instrumentais para disseminação da linguagem musical.
Como resultado de apoio da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 40 alunos e professores da EMEF Jornalista Millôr Fernandes, da Diretoria de Educação de Campo Limpo, estarão prestigiando a apresentação de Concertos Didáticos desta sexta-feira, dia 21.
Assista a um trecho do grupo que se apresenta nesta sexta-feira: