Notícias de 2019


A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) divulgou a relação final dos candidatos aos cursos de pós-graduação. A lista completa, com número recorde de 1.053 inscritos para o processo seletivo, foi publicada no Diário Oficial da Cidade, edição desta sexta-feira, 14/6, página 63.

Promulgada em 16 de maio de 2012, a Lei n° 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), estabeleceu mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, o recebimento de informações públicas de órgãos e entidades sem necessidade de apresentar motivos. A Lei, no entanto, ainda enfrenta muitos desafios que atrapalham sua plena efetivação. Esses pontos foram expostos e discutidos, na manhã do dia 11 de junho no seminário "Lei de Acesso à Informação: transparência e controle social", promovido pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

O Prof. Dr. Vladimir Fernandes Maciel, mestre em Economia de Empresas, doutor em Administração Pública e atualmente professor universitário e coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, gravou depoimento para a seção Ideias & Soluções no qual desenvolveu o tema Economia Urbana e Mobilidade. 

O Colegiado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) referendou, por unanimidade, em sessão plenária (12/6), a proposta do conselheiro Maurício Faria pelo prosseguimento do pregão com a finalidade de contratar empresa fornecedora de materiais, em consignação, para cirurgias ortopédicas de prótese de quadril, ombro, joelho e cabeça de rádio, para o período de 12 (doze) meses, no valor estimado de R$7.620.076,88.

Em sessão plenária realizada nessa quarta-feira (12/6), o Colegiado do TCMSP autorizou a retomada da licitação para formação de ata de registro de preços de tiras reagentes para monitorização de glicose no sangue, uso hospitalar e domiciliar, com fornecimento de glicosímetros em comodato. No entanto, na apresentação do seu voto, o relator Maurício Faria chamou a atenção para três itens que precisaram ser aprimorados e alterados pela Secretaria Municipal de Saúde para que o certame pudesse prosseguir.

Em razão do número recorde de inscritos para o Processo Seletivo de Pós-graduação da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), o local para realização das provas objetivas foi alterado. Para acomodar os mais de mil candidatos que concorrerão às vagas, foi definida a EMEF Marechal Eurico Dutra, localizada na Rua Jean de La Huerta, 136, Vila Brasilina, na capital paulista.

A Rede Nossa São Paulo divulgou, na última terça-feira (11/06), a pesquisa “Balanço de 2 anos do Plano de Metas”. O objetivo da análise é apontar as melhorias que precisam ser realizadas na cidade e executá-las para melhorar a qualidade de vida da população. O estudo também não tem relação alguma com os que foram realizados em anos anteriores.

Técnicos da Secretaria Municipal da Fazenda – SF apresentaram na tarde da terça-feira (11.06) no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) iniciativas que estão sendo realizadas pela pasta para a regionalização das despesas municipais e os desafios encontrados. Os representantes vieram a convite do responsável pela coordenadoria VIII, Dilson Ferreira da Cruz Junior.

O diretor-presidente da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício (Xixo) Piragino, coautor do livro “Constituição Federal 30 anos: Há o que comemorar?”, deu entrevista à seção Ideias & Soluções do Tribunal de Contas sobre o tema que tratou na obra.

Em São Paulo, a mobilidade urbana é um dos mais importantes temas de debate da contemporaneidade, considerando o impacto causado na ocupação da cidade e nas questões que permeiam o assunto. Com o objetivo de discutir questões como o preço da terra, infraestrutura, padrões de deslocamento e consequências secundárias como a gentrificação e segregação socioespacial, a Escola de Contas foi o local da conferência Economia Urbana e Mobilidade, realizada no dia 10 de junho.