As obras pertencentes ao acervo da Biblioteca do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) passam por um tratamento altamente eficaz contra pragas. Graças à parceria firmada com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), será utilizada irradiação para combater a infestação de brocas, inseto que, durante a fase larvária, danifica os livros ao triturar o papel para cavar túneis arredondados e trilhas nas folhas.
A presença de larvas de broca foi detectada pela equipe da Biblioteca durante o remanejamento de alguns livros. As obras infectadas foram então retiradas do acervo e colocadas em quarentena. Também foi observada a presença de cupins nas estantes de madeira.
A partir de então, os servidores da Biblioteca iniciaram pesquisa para encontrar a melhor solução para o problema. Surgiu assim o contato com o professor Pablo Vasquez do Centro de Tecnologia das Radiações (CTR), núcleo vinculado ao IPEN, que desenvolveu o trabalho recomendado por diversas instituições que sofreram infestação em seus acervos.
O tratamento desenvolvido pelo especialista consiste na utilização da tecnologia do Irradiador Multipropósito de Cobalt – 60, que tem por finalidade o extermínio de insetos e microorganismos que contaminam os livros.
A contratação do IPEN foi autorizada pela presidência no último mês de abril, sendo que os serviços de desinfestação serão realizados sem qualquer ônus para o TCM. Ao Tribunal coube o armazenamento do acervo em caixas de papelão e o transporte das embalagens até o Instituto.
A equipe da Biblioteca e outros servidores que se ofereceram para colaborar iniciaram a identificação e encaixotamento das obras em abril. O serviço se estendeu até o início de junho.
Ao todo foram utilizadas 417 caixas, para um acervo de cerca de 2.500 livros, além de 911 volumes de Diários Oficiais do Município de São Paulo, chegando ao peso total de 5,5 toneladas.
O tratamento do acervo foi iniciado pelo IPEN no dia 13 de junho e deve levar de 30 a 45 dias.
O IPEN possui diferentes centros de pesquisa, e a de irradiação de bens culturais por raios gama faz parte do CTR, que projetou e construiu o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 do tipo compacto, adequado para irradiação com raios gama. Esse método é bastante utilizado no controle de agentes biológicos (microrganismos, insetos etc.) nos setores agropecuário e hortifrutigranjeiro (armazenagem de alimentos e tratamento de resíduos de prováveis inseticidas); no hospitalar (esterilização de material cirúrgico); e mais recentemente no tratamento de bens culturais em materiais lignocelulósicos (papel, tecidos, molduras, móveis, esculturas etc.) e em outros suportes também, como o fílmico e o fotográfico.
A experiência do professor Pablo Vasquez no IPEN, descrita por ele mesmo, consta da publicação sobre tecnologia da radiação da Agência Internacional de Energia Atômica, volume nº 6 da série intitulada “Uses of Ionizing Radiation for Tangible Cultural Heritage Conservation” (Usos de Radiação Ionizante para a Conservação do Patrimônio Cultural Tangível).
Em relação aos cupins, a Biblioteca está promovendo a aquisição de estantes em metal, para acabar de vez com o problema.