Com o objetivo de levar ao participante do programa as reflexões atuais sobre o tema “Feminismo Negro e Interseccionalidade no Brasil”, explorando suas origens, conceitos, desafios e perspectivas, vai ao ar na terça-feira (29/04), às 10 horas, a mais recente edição do Pod Observar, o videocast do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Para abordar o tema, o 20º episódio da série recebe a doutora Regimeire Oliveira Maciel, professora do curso de bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Ela coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo e a Especialização em Estudos Africanos e Afro-brasileiros na mesma universidade, além de integrar o Comitê de Gênero e Sexualidades da Sociedade Brasileira de Sociologia.
Neste videocast, a especialista convidada vai abordar as origens e os conceitos principais do feminismo negro no Brasil, o surgimento desse movimento como resposta à exclusão e invisibilidade das mulheres negras, o foco na centralidade da interconexão, além apresentar uma análise a respeito de desafios atuais e perspectivas futuras para o avanço da luta por justiça e igualdade social.
Trata-se de um debate fundamental para compreender as dinâmicas de poder e de desigualdade no Brasil, com foco no feminismo negro e na interseccionalidade. Este é um conceito chave para explicar como o movimento ativista negro articulou a interconexão entre raça, gênero e classe social, para enfrentar a discriminação e a opressão. Descrevendo como diferentes formas de discriminação se inter-relacionam e se sobrepõem, a interseccionalidade reconhece que as experiências de cada pessoa podem ser moldadas por múltiplas identidades e sistemas de opressão simultaneamente.
Não perca esta oportunidade de aprender e compartilhar experiências sobre a luta histórica no combate à desigualdade de gênero que ocorre em diferentes estruturas da sociedade. Marque na agenda e participe dessa conversa essencial.
É possível assistir ao episódio especial do VIDEOCAST Pod Observar pelo canal da Escola no Youtube ou pelo portal do Observatório de Políticas Públicas. No Spotify, é necessário ter uma conta gratuita, com login e senha.