Domingos Dissei assume a Presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo Notícias

29/01/2025 18:00

Na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou a sessão solene de posse do novo Presidente da Casa, o Conselheiro Domingos Dissei. Eleito por unanimidade pelo Colegiado na última sessão de 2024, Dissei assume o mandato no Plenário da Corte, reafirmando seu compromisso com a ética, a transparência e a inovação no controle dos recursos públicos.

A cerimônia contou também com a posse dos novos Vice-Presidente, Conselheiro Ricardo Torres, e Corregedor do Tribunal, Conselheiro Roberto Braguim. O evento reuniu autoridades, servidores e convidados, além de ter sido transmitido ao vivo pelo canal do TCMSP no YouTube.

Em seu discurso de posse para mais de 300 pessoas, Domingos Dissei destacou o papel orientativo e corretivo do Tribunal de Contas do Município, manifesto pelo caráter pedagógico e concomitante de suas ações. Como exemplo, mencionou que já iniciou tratativas com a Secretaria Municipal de Subprefeituras para a realização de programas de capacitação para subprefeitos da Capital e suas equipes, a fim de conciliar os recursos empregados em obras e serviços aos princípios observados pelo controle externo.

Para Dissei, contribuir para que o gestor público não erre diante dos desafios do dia a dia consiste em uma das missões mais nobre do TCMSP. O novo Presidente declarou o mais profundo respeito ao erário e defendeu o fortalecimento da modernização das ferramentas de fiscalização no combate ao mau uso do dinheiro público. Ao final de sua fala, Dissei salientou o compromisso na busca de melhores condições de vida para a população mais pobre, que vive pelas ruas, sem perspectiva de uma vida digna. E parafraseou o poeta modernista Guilherme de Almeida ao declamar: “São Paulo não cabe em uma fotografia; move-se como um filme”.

O Conselheiro Vice-Presidente, Ricardo Torres agradeceu a confiança do Colegiado e exaltou o novo Presidente. “É uma pessoa que eu conheci aqui no Tribunal de Contas e aprendi a respeitar, com profundo espírito público; alguém que, discutindo os problemas da cidade, muito me ensinou”, disse Torres.

Já o Conselheiro Corregedor, Roberto Braguim desejou boa sorte a Domingos Dissei. “Faço votos de uma gestão profícua e firme. Tenho certeza que Dissei manterá este Tribunal no nível que ele merece”.

O Conselheiro João Antônio falou sobre o encerramento de um ciclo e início de um novo. “Foi um período marcado por inovações tecnológicas no Tribunal, maior interação com os cidadãos paulistanos e intensa comunicação com a cidade em geral. O desafio agora é continuar a nossa trajetória”.

O Conselheiro Eduardo Tuma passou o bastão agradecendo o encerramento do ciclo. “Hoje encerro um ciclo significativo à frente da Presidência deste Tribunal de Contas, uma missão que exerci com dedicação, serenidade e profundo respeito por esta Instituição e por seu papel fundamental na promoção da boa governança pública. Ao novo Presidente, deixo minhas mais sinceras palavras de apoio e confiança. Sei que a Instituição estará em boas mãos e que seguirá avançando no caminho da eficiência e da Justiça”, afirmou Tuma.

Uma trajetória de dedicação a São Paulo

Nascido no bairro do Ipiranga em 1953, Domingos Dissei é o único engenheiro civil do colegiado e tem sua carreira marcada por quase três décadas de serviços prestados à cidade de São Paulo. Ex-vereador, subprefeito e secretário municipal, ele está no TCMSP desde 2012, onde se destacou na implementação de inovações tecnológicas e na fiscalização de grandes obras e contratos.

Presença de autoridades

A cerimônia foi prestigiada pelo Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e pelo Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira, que também fizeram declarações em apoio à nova gestão do TCMSP.

O Prefeito destacou a trajetória do presidente Domingos Dissei e seu envolvimento com a administração pública e reforçou a parceria entre o Tribunal de Contas e a Prefeitura na busca por uma gestão mais eficiente e a supremacia do interesse público.

A sessão de posse também contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário estadual de governo, Gilberto Kassab, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins Costa, secretários municipais e estaduais, deputados e vereadores.

Inovação e eficiência como prioridades

Com um histórico de inovações, Dissei foi pioneiro na introdução de ferramentas como a Inteligência Artificial e Ensaios Tecnológicos no trabalho de fiscalização do TCMSP. Em seu mandato, ele pretende ampliar o uso de tecnologias para agilizar processos e garantir maior eficácia no controle externo.

Entre suas iniciativas de destaque estão a economia de quase R$ 1 bilhão em editais de corredores de ônibus e o acompanhamento da revitalização da Avenida Santo Amaro, uma das maiores obras recentes da capital.

Compromisso com a transparência

Dissei também reforçou a importância de aproximar o Tribunal de Contas da população. “Queremos que o cidadão paulistano saiba que o TCMSP está trabalhando por ele, garantindo que os recursos sejam bem aplicados e os serviços públicos funcionem de forma eficiente”, concluiu.

A nova gestão inicia com grandes expectativas e desafios, reafirmando o papel do TCMSP como um dos principais instrumentos de controle e eficiência na gestão pública da maior cidade do país.