Na última quarta-feira (17), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Transparência Internacional - Brasil (TI-BR) estiveram na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo para uma reunião visando a fortalecer a cooperação entre as instituições.
O conselheiro corregedor Ricardo Torres recebeu o diretor executivo da TI-BR, Bruno Brandão, o presidente da Atricon, Edilson Silva, e o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira.
“Foi um encontro de extrema importância para tratar do convênio de colaboração sobre temas como a ampliação de um programa de transparência pública em todo o Brasil, além da cooperação no que diz respeito às pautas ambientais”, disse Ricardo Torres.
Um dos pontos principais tratados foi o desenvolvimento de projetos de meio ambiente que pretendem alcançar resultados a serem expostos na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
“Duas grandes instituições que zelam pela transparência sentaram-se para reafirmar uma parceria que já é antiga. Essa parceria, como tantas outras que a Atricon tem, é essencial ao fortalecimento da democracia e da cidadania brasileira”, afirmou o presidente da Atricon, Edilson Silva.
A cooperação entre Atricon e TI-BR já realizou a entrega de diversos produtos, como a resolução de controle externo e gestão florestal, duas edições do curso de controle externo e gestão florestal e o lançamento do guia de controle externo com uso de dados ambientais (MapBiomas).
“Nessa reunião, reforçamos essa cooperação já com metas claras e prioridades definidas, como o programa Brasil Transparente e outra com ênfase no controle externo na área ambiental. Queremos ter resultados concretos para apresentar na COP-30, que será sediada aqui no Brasil. Nossa parceria terá agora uma projeção internacional”, garante Bruno Brandão.