As lutas das mulheres por uma sociedade melhor são históricas.
São como as conquistas e a realização de sonhos: nunca terminam porque sempre surgem outras necessidades, outros horizontes.
Representam uma parte dos desafios que nos movem enquanto seres humanos.
É importante destacar que as diferenças entre mulheres e homens se transformaram em desigualdades.
Essas desigualdades interferem na vida das mulheres em relação ao cumprimento dos seus papeis na carreira, no mundo, na política, em casa e no conjunto da sociedade.
Para termos uma ideia dessa interferência, o Fórum Econômico Mundial – numa de suas conferências recentes – mostrou que a igualdade para as mulheres na força de trabalho somaria 28 trilhões de dólares para a economia global até 2025, de acordo com relatórios de respeitados organismos internacionais.
O Fórum Econômico Mundial discute a igualdade de gênero como forma de chamar a atenção para a participação feminina na força de trabalho na atualidade.
Todo mundo aqui sabe das lutas históricas das mulheres que deram origem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Hoje vivemos numa sociedade cada vez mais complexa.
Muitos desafios que enfrentamos - alguns que muita gente pensava terem sido superados - teimam em voltar à pauta das discussões em nosso Estado, na nossa cidade e no nosso país.
Refiro-me aos desafios que as mulheres enfrentam em relação à sua carreira, aos seus direitos, aos seus corpos, à sua condição e às suas necessidades enquanto sujeitos de direitos.
Todos os homens de bom senso sabem que as lutas e as conquistas das mulheres só se concretizam quando se tornam parte da convivência, do ordenamento jurídico e da prática diária de homens e de mulheres.
Sempre que as mulheres crescem na vida e na carreira, ocupam seus espaços e provam seu valor, estão provando, na prática, que a sociedade pode e deve evoluir em busca do seu melhor – que é a promoção da igualdade como mecanismo permanente.
Servidoras e servidores do TCM sabem que este Colegiado dá importância a cada conquista, a cada passo e aos avanços que as mulheres experimentam.
Quero deixar aqui o meu apreço à luta e aos desafios das Mulheres e convidar todos para fazermos sempre uma reflexão acerca do nosso papel para tornar a sociedade cada vez melhor.
Obrigado a todas e todos!
JOÃO ANTONIO DA SILVA FILHO
Conselheiro Presidente do TCM