“O meu compromisso com os deveres, com a melhoria de vida das pessoas e com a palavra dada foram, com certeza, elementos estruturantes da minha jornada que me trouxeram até aqui”. Assim manifestou-se o mais novo membro do colegiado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), conselheiro Ricardo Torres. Ele assume a vaga do conselheiro Maurício Faria, que se aposentou no mês passado.
“Obrigado pelo apoio que recebi do prefeito, dos vereadores e pela acolhida dos conselheiros desta Casa”, disse Torres, durante saudação na cerimônia de posse realizada na manhã dessa segunda-feira (26/6).
Discursos e saudações do prefeito da capital, Ricardo Nunes, do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, do presidente do TCMSP, Eduardo Tuma e dos demais pares de colegiado convergiram para destacar o preparo técnico e a formação acadêmica que credenciam Torres para o exercício do cargo no tribunal.
As falas também sublinharam a experiência do novo conselheiro na gestão municipal e o seu compromisso com a causa pública.
O novo conselheiro foi indicado oficialmente ao cargo no tribunal paulistano pelo prefeito Ricardo Nunes em 16 de junho e recebeu aprovação unânime dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, após seu nome ser submetido à apreciação daquela casa legislativa na última quinta-feira.
Quem é o novo conselheiro
Ricardo Torres é professor, contabilista e advogado, doutor e mestre em Direito Econômico e Financeiro pela USP, entre outros títulos, com jornadas na iniciativa privada e no mundo acadêmico.
Em 2021, já no governo Nunes, Torres foi chamado para dirigir a SP Regula, agência municipal encarregada de fiscalizar as empresas que mantêm concessões ou parcerias com a Prefeitura. Em dezembro do ano passado, foi indicado para chefiar a Secretaria Municipal da Fazenda, onde permaneceu até a sua indicação para o tribunal.
Poderes da capital alinhados por uma cidade melhor
Ao saudar o novo conselheiro, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou um desejo coletivo do Executivo Municipal, da Câmara da cidade e do TCMSP: “O que nos move é olhar pelas pessoas que mais precisam na nossa cidade”, disse. “Você tem esse perfil para que possa conduzir, com seus pares, esse trabalho fundamental para a cidade de São Paulo”, completou o prefeito.
Na mesma linha, o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, declarou que o legislativo municipal aprovou o nome de Torres por unanimidade porque houve uma intersecção de pensamentos. “O seu currículo é muito bom, é apropriado para o cargo e desejamos que junto com seus pares e com a Prefeitura possa trazer melhorias para a nossa cidade”.
Conselheiros destacam formação acadêmica e experiência pública
“Me sinto satisfeito em saber que conhecimento técnico, eficiência e responsabilidade são marcas da sua história e de sua longa e produtiva atuação no setor público”, manifestou-se o presidente Eduardo Tuma, ao acolher o novo conselheiro. “Contente porque são os mesmos princípios que regem este tribunal, o quarto maior do País, devido à sua relevância e aos processos que por aqui passam pelas mãos de um corpo técnico de excelência”, falou.
Em mensagem, o conselheiro vice-presidente Roberto Braguim registrou “ser um privilégio dividir este Plenário, debater entendimentos, refutar e ser refutado, com alguém que compreende os números e as leis de forma concomitante”, referindo-se à dupla formação acadêmica de Torres como advogado e contabilista.
Para o conselheiro corregedor João Antonio, o TCMSP, a CMSP e o Executivo, cada um na sua seara de atuação, mas com muito diálogo, têm dado exemplos de Democracia. “O novo conselheiro tem currículo, mas também aprendeu no dia a dia da administração municipal e saberá objetivamente que a grande missão do controle externo é chegar antes do desperdício do dinheiro público”.
Ao apresentar as boas-vindas ao colega, o conselheiro Domingos Dissei garantiu que Torres terá um acolhimento carinhoso por parte de todo o colegiado, dos colaboradores que atuam nos gabinetes e em todos os demais setores do tribunal. "A qualidade dos nossos auditores e dos nossos funcionários é de excelência", destacou Dissei, ao sublinhar a importância do diálogo transparente das mesas técnicas como um dispositivo de trabalho que traz agilidade aos processos na Casa.
“A cidade tem pressa”, alerta Ricardo Torres. Dirigindo-se aos presentes, em especial aos seus familiares, ressaltou que “dedica todos os dias para que se orgulhem da minha trajetória, com honestidade, trabalho duro e coragem todo os dias”, afirmou.
Torres fez questão de recordar o ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Em um discurso emocionado de agradecimento, lembrou que iniciou com Covas sua trajetória no serviço público, ainda como estagiário. "Seguimos juntos, lutando por causas comuns", refletiu Torres, ao pedir um minuto de silêncio pelo falecimento de Covas.
Estiveram na cerimônia de posse mais de 250 pessoas, entre deputados, vereadores, autoridades estaduais, municipais e da magistratura, conselheiros aposentados e familiares.
Veja a cerimônia de posse