O portal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) divulgou na manhã desta quarta-feira (4/05) um artigo do conselheiro Domingos Dissei, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), sobre os Tribunais de Contas e as fiscalizações preventivas e concomitantes. "Foi-se o tempo em que a função primordial dos Tribunais de Contas se assentava no controle a posteriori das pessoas que utilizam, arrecadam, guardam, gerenciam ou administram dinheiro, bens e valores públicos", ressaltou ele.
O conselheiro destacou, também, as fiscalizações-relâmpago, ou coordenadas, que estão sendo realizadas pelos órgãos de controle da maneira que foram concebidas e implantadas, em 2016, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em que, sem qualquer aviso antecipado ao jurisdicionado acontecem in loco. De acordo com Dissei, as auditorias surpresa objetivam aferir as condições e a qualidade da prestação de serviços pela administração pública, e também o controle sobre a execução de obras.
Domingos Dissei é engenheiro e ex-vereador paulistano por quatro legislaturas seguidas. Atuou também como Secretário Municipal das Administrações Regionais.
Leia aqui o artigo do conselheiro Domingos Dissei