Portal do TCMSP tem aplicativo para leitura de conteúdo em LIBRAS Notícias

07/12/2019 16:00

A partir de agora, e dando sequência à política de ampliação dos espaços de acessibilidade e inclusão oferecidos pelo Tribunal, tanto no que se refere aos aspectos arquitetônicos de suas edificações como de acesso ao conteúdo produzido e divulgado, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) introduziu no Portal do Tribunal um aplicativo que permite a tradução dos textos ali publicados para a linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Alocada do lado direito da home page, e trazendo no selo a imagem de duas mãos, essa ferramenta, ao ser clicada, abre uma janela na qual um personagem (Hugo) vai traduzindo, por meio de gestos e sinais, os textos selecionados.

A solicitação de oferecer o plugin de tradução em LIBRAS Hand Talk no Portal foi feita pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que também disponibilizou a ferramenta. Como informou a própria Secretaria, “o grande diferencial do Hand Talk é a tradução online, ou seja, o munícipe não necessita instalar nada, permitindo até mesmo que o acesso ao site realizado pelo celular, mantenha a sua funcionalidade”.

Criado para permitir a comunicação entre pessoas privadas de audição e destas com aquelas que, mesmo não possuindo deficiência auditiva, dominam a chamada linguagem de sinais, a LIBRAS foi estabelecida no Brasil pela Lei 10.436/2002. Há os que questionem a validade de disponibilizar o aplicativo para leitura, uma vez que pessoas com surdez não teriam, a princípio, restrições para ler os textos, ao contrário do que ocorre com aquelas com deficiência visual. Essa impressão, no entanto, não é correta. Isso porque pessoas privadas de audição desde o nascimento ou aquelas que adquiram tal condição ainda em estágio de pré-alfabetização desconhecem a linguagem escrita, uma vez que já são alfabetizados na linguagem de sinais. Com essa iniciativa de oferecer o plugin de Tradução para Libras, o Portal do TCMSP reforça seu apoio a políticas inclusivas e amplia seu público leitor.