Na reunião de abertura da auditoria externa de acompanhamento da certificação ISO 9001:2015 para o Tribunal de Contas do Município de São Paulo , realizada na manhã de hoje (22/8), o presidente João Antonio, acompanhado do Comitê Gestor do órgão, deu boas-vindas ao auditor Rogério Aveiro, da empresa certificadora portuguesa APCER, destacando a importância do aprimoramento contínuo do trabalho dos órgãos de controle, responsáveis por cuidar do bom investimento do dinheiro público.
Nessa perspectiva e como exemplos dos que o TCMSP tem realizado para aperfeiçoar as suas atividades de controle externo, João Antonio citou a realização das auditorias operacionais , que avaliam o resultados das políticas públicas. Acrescentou, ainda, “que o TCMSP também tem mudado a sua postura, dando ênfase ao controle externo concomitante, que evita o desperdício dos gastos públicos”. Por fim, destacou a implantação recente das mesas técnicas , “um mecanismo por meio do qual técnicos do TCMSP e da Administração Municipal reúnem-se para discutir e tentar sanar, em um período mais breve possível, as irregularidades que impedem o prosseguimento de licitações”.
João Antonio falou, ainda, sobre os mecanismos utilizados para auxiliar na implementação dos trabalhos da instituição, como o processo eletrônico, o novo fluxo processual, a criação do Comitê Gestor, a realização do planejamento estratégico (em fase de conclusão), além de ferramentas criadas para dar transparência às atividades, a Íris, por exemplo, que coloca à disposição da sociedade um amplo conjunto de bases de dados relativas à execução do orçamento municipal e ao uso que é dado aos tributos dos contribuintes paulistanos.
Além dos representantes do Comitê Gestor, também estiveram presentes na abertura dos trabalhos de auditoria externa, a chefe de gabinete da Presidência, Maria Angélica Fernandes, e representantes de gabinetes dos conselheiros.
A auditoria externa de acompanhamento será realizada nos dia 22 e 23 de agosto, abrangendo a Alta Direção, o Escritório da Qualidade, as coordenadorias II, II, V e VIII, a Subsecretaria de Fiscalização e Controle e a Gestão das Relações do Trabalho.