A Coordenadoria VIII do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoveu um curso de capacitação voltado para servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM), com o objetivo de ensiná-los como usar o ÁTOMO/RADAR e o ÁTOMO-ÁBACO. As aulas foram ministradas na Escola de Contas do TCMSP, na terça-feira (23/07) e na quinta (25/07), das 14h30 às 17h30h.
Essa atividade é um dos primeiros desdobramentos do acordo de cooperação técnica firmado recentemente entre o TCMSP e a PGM, com o intuito de facilitar o intercâmbio de informações das bases de dados das duas instituições municipais.
Dentre os participantes do curso estavam procuradores e servidores que atuam em diversas áreas que integram a PGM, como os departamentos: Judicial (JUD); de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio (DEMAP); Fiscal (FISC); de Desapropriação (DESAP); de Procedimentos Disciplinares (PROCED), além de outros setores administrativos.
De acordo com Dilson Cruz, coordenador da Coordenadoria VIII, os servidores da PGM conheceram e aprovaram as funcionalidades dos sistemas ÁTOMO/RADAR e ÁTOMO-ÁBACO. Trata-se de ferramenta tecnológica desenvolvida pelos técnicos do TCMSP e que utiliza as bases de dados da Junta Comercial de São Paulo, da Imprensa Oficial e do Sistema Orçamentário e Financeiro da Prefeitura, dentre outras.
Na ocasião, Dilson solicitou que os participantes do treinamento contribuíssem para o aperfeiçoamento dos dados que alimentam a ferramenta, pois parte importante das informações constantes do ÁTOMO tem origem nas publicações feitas diretamente pela Prefeitura por meio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
A PGM exerce funções de consultoria e assessoramento jurídico e técnico-legislativo do Poder Executivo; assiste o prefeito no controle interno da legalidade dos atos da Administração Pública; atua na representação judicial do Município; realiza inscrição e cobrança da dívida ativa; e processa feitos relativos ao patrimônio municipal imóvel; entre outras.