Selo atesta acessibilidade arquitetônica do TCM a pessoas com deficiência Notícias

05/07/2018 18:00

No próximo dia 12 de julho, às 10 horas, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) vai receber oficialmente o Selo de Acessibilidade Arquitetônica concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. A cerimônia ocorrerá no plenário da Corte, oportunidade em que será entregue uma placa atestando essa conquista, no ano em que o TCM festeja seu Jubileu de Ouro. O evento contará com a presença do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O Selo de Acessibilidade Arquitetônica é concedido a instituições públicas ou particulares que fizeram adequação em suas dependências e voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, de modo que todos possam utilizar as instalações comuns de maneira autônoma e segura.

O documento é obrigatório para alguns espaços em função de lotação e uso, sendo indicativo de qualidade e diferencial da construção, que comprova a preocupação com a inclusão de todos os cidadãos. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência já concedeu o selo a escolas, centros culturais, templos religiosos, restaurantes e bancos.

Entre outras medidas, as obras de acessibilidade realizadas no TCM incluíram a colocação de piso tátil de alerta; placa de leitura em braile na entrada dos elevadores e banheiros; instalação de plataforma para acesso à mesa diretora do plenário e ao palco do auditório da Escola de Contas; banheiros adaptados em todos os andares do edifício; o rebaixamento de guias; e, correção de inadequações em pisos.

Para o Tribunal, o próximo passo será a conquista do Selo de Acessibilidade Digital, que vai ampliar a possibilidade de consulta de todas as pessoas ao portal do TCM e às ferramentas de pesquisa disponíveis ao público.