Auditores do TCM apresentam Sistema IRIS a alunos da ETEC Cepam Notícias

11/05/2018 17:30

Os auditores do TCM Dilson Ferreira da Cruz Júnior e José Alberto Bicudo Paranhos, respectivamente coordenador e técnico da Coordenação VIII da Subsecretaria de Fiscalização e Controle, apresentaram, em 9 de maio, a um grupo de 62 alunos da ETEC (escola Técnica Estadual) Cepam as funcionalidades do Sistema IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social). Desenvolvida pelas áreas técnicas do Tribunal, essa ferramenta digital, hospedada no portal do TCM (www.tcm.sp.gov.br) e também acessada pelo endereço iris.tcm.sp.gov.br, permite fiscalizar e controlar das contas públicas do município de São Paulo em tempo real, sistematizando e oferecendo aos cidadãos as informações recolhidas de diversas bases de dados da própria Prefeitura.

A demonstração foi solicitada pelos professores Fábio Rodrigues de Jesus e Daniel Tonelo, que, já tendo conhecido o sistema, perceberam o grande potencial – inclusive educativo – que os dados disponibilizados oferecem ao serem manuseados. Foi justamente essa vertente didática que os auditores do TCM exploraram na apresentação aos alunos dos cursos de nível médio de Técnico em Serviço Jurídico, Técnico em Serviço Público e Orientação Comunitária da ETEC. A partir de exercícios práticos propostos, os estudantes foram navegando pelas visões orçamentária, regional e de licitações presentes na ferramenta e respondendo aos questionamentos formulados à medida que iam se familiarizando com filtros, planilhas, gráficos e números apresentados pelo sistema.

A demonstração feita na ETEC Cepam faz parte da estratégia de divulgação do IRIS, dentro de uma orientação política do órgão em favor da transparência total e da disponibilização aos munícipes de dados da administração municipal. O objetivo é capacitar cidadãos e entidades da sociedade civil para que saibam operar e explorar todo potencial presente no sistema, utilizando as informações extraídas do IRIS como instrumentos para exercer diretamente o controle social e a fiscalização dos gastos públicos.