TCMSP sedia evento em comemoração ao Dia do Capitalismo Humanista Notícias

28/06/2024 15:30

Autoridades e personalidades públicas foram homenageadas, nesta sexta-feira (28), no Plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), para comemorar o Dia do Capitalismo Humanista. O evento foi realizado pelo Instituto do Capitalismo Humanista (ICapH) com apoio da Corte. 

O conselheiro presidente do TCMSP, Eduardo Tuma, foi um dos homenageados e citou a importância da iniciativa que representa um marco teórico da análise jurídica do capitalismo na perspectiva dos direitos humanos.

“O conceito de capitalismo humanista destaca a importância de uma economia que, além de buscar lucro, valoriza e promove o bem-estar social e a justiça. No contexto da Administração Pública, por exemplo, a eficiência não deve ser apenas um princípio de economicidade, mas sim uma ferramenta para promover a dignidade humana e a inclusão social.”, explica.

Na ocasião, o conselheiro presidente Eduardo Tuma, assinou um despacho, publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, que solicita a publicação anual do Índice de bem-estar econômico conforme a metodologia do ICapH - previsão constante do Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal. 

O presidente do Instituto do Capitalismo Humanista, Ricardo Sayeg, acompanhado do diretor científico, Wagner Balera, entregou medalhas de comenda do Capitalismo Humanista ao conselheiro presidente do TCMSP, Eduardo Tuma; à advogada e professora do Centro Universitário Curitiba, Viviane Séllos-Knoerr; à deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. 

“O Capitalismo Humanista vai tornar essa cidade mais livre, justa, solidária, mais desenvolvida, erradicadora da pobreza e da marginalização, redutora das desigualdades sociais e promotora do bem de todos. E essa é a cidade que o Bruno (Covas) e, na época, na presidência da Câmara Municipal de São Paulo, hoje, o presidente Eduardo Tuma, prometeu para nossa população. É a cidade que nós queremos e a cidade que nós vamos construir e conquistar.”, disse Sayeg. 

Também compuseram a mesa do evento:  o vice-Presidente do ICapH e presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Enrique Garcia; o diretor-executivo do ICapH, Diogo Pacheco Gomes; a diretora Tesoureira do ICapH, Rosana de Cássia Faro e Melo Ferreira e o bispo, Robson Rodovalho.

O evento contou ainda com uma palestra de Ricardo Sayeg, que lançou o livro ‘Reflexões Lógico-Filosóficas de dois Capitalistas Humanistas’, junto ao filho, Rodrigo Sayeg. A arte da capa da publicação foi feita pelo artista plástico e muralista internacional, Carlos Eduardo Fernandes Léo, conhecido como Kobra, que esteve presente e também foi homenageado.