TCMSP dá prazo para SPTrans se manifestar sobre as demandas dos motoristas e o equilíbrio econômico dos contratos de concessão de ônibus Notícias

11/06/2024 14:30

A São Paulo Transportes (SPTrans) terá cinco dias úteis para enviar justificativas e propostas a respeito das demandas do Sindicato dos Motoristas considerando o equilíbrio econômico dos contratos de concessão do transporte público da capital.

Nesta terça-feira (11), a pedido da SPTrans, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo realizou uma mesa técnica para mediar um diálogo entre o sindicato dos trabalhadores do setor e o sindicato das empresas, com o intuito de evitar uma greve de ônibus na cidade.

Estiveram presentes representantes da administração pública, do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, além do presidente da comissão de transportes na Câmara Municipal, vereador Senival Moura.

“Nosso papel foi de fazer uma moderação com elementos técnicos trazidos por cada uma destas partes. O objetivo da mesa técnica é receber informações da SPTrans sobre o tema e isso ser objeto de análise do nosso corpo técnico”, analisou o conselheiro Ricardo Torres, relator da matéria.

O sindicato que representa esses trabalhadores havia anunciado uma paralisação para o último dia 7, mas ela foi suspensa em uma tentativa de conciliação entre as partes. Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial, viabilização da Participação nos Lucros ou Resultados, convênio médico e redução da jornada de trabalho.

“Precisa ser feito um ajuste para equilibrar esses fatores, alguma coisa de errado está acontecendo e espero que nesta mesa técnica seja encontrada uma alternativa para solucionar este problema”, disse o vereador Senival Moura.

A concessão do transporte público em São Paulo está em vigência desde 2019 e tem duração de 15 anos, com 32 contratos de empresas de ônibus que cobrem toda a cidade e mais de 13 mil ônibus circulando nas ruas.

Assista à íntegra da mesa técnica desta terça-feira: https://www.youtube.com/watch?v=HyymnV2YWEU