O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) lança nova pesquisa on-line dirigida aos responsáveis por alunos das escolas municipais, nessa segunda-feira (27/6), para avaliar as condições do ensino na rede pública municipal da capital no primeiro semestre de 2022.
As 26 perguntas da pesquisa são divididas por temas que abordam o funcionamento e o uso do tablet nas atividades escolares, aspectos relacionados às aulas e aprendizagem, questões sobre uniformes e material escolar, além de informações gerais como composição da família e renda familiar.
Todos os responsáveis por alunos matriculados na Rede Municipal poderão participar e responder o questionário on-line, que está disponível no site do TCMSP, e não precisarão se identificar. Além disso, a pesquisa será divulgada por whatsapp para 50 mil responsáveis selecionados aleatoriamente, cujos contatos foram cedidos pela Secretaria Municipal de Educação.
A pesquisa on-line ficará disponível até o dia 31/7 no Portal do TCMSP.
Assim como na pesquisa anterior, os resultados desse novo questionário serão utilizados para o planejamento das futuras fiscalizações do TCMSP, além de servirem de instrumento para promover uma maior aproximação do usuário da política de educação com o Tribunal de Contas do Município.
Para responder à nova pesquisa, clique aqui ou acesse o botão da pesquisa localizado no topo do lado esquerdo da página principal do Portal do TCMSP.
Primeira Pesquisa
A primeira pesquisa feita pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo e dirigida aos responsáveis por alunos das escolas públicas municipais foi realizada entre os meses de Maio e Julho de 2021, para avaliar as condições do ensino remoto implantado na rede de ensino da capital no contexto da pandemia de Covid-19.
Na ocasião, as questões abordaram os principais aspectos relacionados à oferta de ensino remoto e ao processo de aprendizagem durante a pandemia. A pesquisa também incluiu perguntas sobre aprendizagem, a distribuição de tablets e o acesso a materiais escolares, uniformes e cartão alimentação. Outros pontos de interesse para o TCMSP, que fizeram parte da enquete, tiveram por objetivo coletar informações sobre o cumprimento dos protocolos sanitários nas unidades escolares.
As respostas fornecidas pelos participantes em 2021 apontaram a necessidade de aprimoramento em diversas áreas do ensino, com a identificação de pontos de risco que foram incorporados no planejamento de auditorias na área de educação.
Acesse aqui os resultados da pesquisa anterior