“Viver em São Paulo” mostra relação do paulistano com o Meio Ambiente Notícias

15/05/2019 15:00

Nesta quarta-feira, 15 de maio, foi lançada em evento no SESC Itaquera uma nova etapa da série de pesquisas “Viver em São Paulo”. A inciativa é uma parceria entre a Rede Nossa São Paulo e o Ibope inteligência. O tema deste mês foi Meio Ambiente e abordou questões relacionadas com a preservação de praças e parques, reciclagem e combate às enchentes. Foram ouvidos 800 habitantes do município de São Paulo entre os dias 3 e 23 de abril de 2019.

Segundo o levantamento, metade dos paulistanos avalia a preservação das praças da cidade como ruim ou péssima. Já 60% da população concorda com a proposta de concessão de parques para a iniciativa privada.

Quanto à prevenção às enchentes, a atuação da administração municipal é vista negativamente: 7 em cada 10 a avalia como ruim ou péssima. Dentre essa parcela dos entrevistados, quase 80% são negros pertencentes à classe C.

Quase metade dos entrevistados (45%) avalia negativamente tanto a preservação e manutenção das praças da cidade quanto a atuação da Administração Municipal no combate às enchentes.

A maioria dos paulistanos afirma se comprometer com a separação de lixo reciclável, com o índice chegando a 61% - um crescimento de 4% em comparação ao ano passado. A maioria dessas famílias mora no centro e possuem uma renda familiar acima de cinco salários mínimos. Caminhões da prefeitura e catadores de rua são os meios mais utilizados para descarte de material reciclável.

Acesse aqui a apresentação completa da pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente” e confira os dados na íntegra.