Servidores comentam em vídeo avanços tecnológicos e qualidade técnica do TCMSP Notícias

21/01/2019 16:30

Estão disponíveis na seção “O que faz o TCM” os vídeos da entrevista do responsável pela Coordenaria VIII, Dilson Ferreira da Cruz, e do coordenador do ETQC (Escritório Técnico de Controle da Qualidade), de 2010 a maio de 2018, Oswaldo Bertinato Jr. Os vídeos tratam de temas como "Desenvolvimento das ferramentas digitais de fiscalização do TCM" e "Reconhecimento Internacional de Qualidade do TCM - ISO 9001".

Dilson Ferreira da Cruz comenta que o processo de criação de ferramentas digitais para fiscalização no TCM teve início em 2004 com a criação da Coordenaria VII, que passou a se dedicar exclusivamente à gestão da informação. O primeiro sistema foi o PRISMA, que facilita a análise dos adiantamentos da Prefeitura. "Ele permite também a integração de várias áreas do TCMSP, uma vez que o PRISMA acompanha todo o processo da realização de auditoria", disse ele. O seguinte, PANORAMA, passou a controlar de maneira ampla todas as fiscalizações e planejamentos da Subsecretaria de Fiscalização e Controle. O RADAR concedeu acesso a diversas bases de dados, não só da Prefeitura, mas do estado também.

Já o DIÁLOGO reúne todas as determinações do Tribunal de Contas relativas ao parecer das contas do prefeito. "O DIÁLOGO permite, como diz o próprio nome, um contato via internet entre o auditor e o auditado, tornando esse relacionamento muito mais eficiente", completou Dilson Ferreira da Cruz.

O último sistema desenvolvido foi o IRIS, que colocou na internet informações do orçamento do município e das próprias licitações e contratos. "O IRIS não é um sistema voltado para o Tribunal de Contas, mas é um sistema voltado para a própria sociedade", informou o responsável pela Coordenaria VIII.

Proporcionando melhorias contínuas ao Tribunal, a certificação ISO 9001 teve como supervisor Oswaldo Bertinato Jr. Segundo ele, a norma chegou ao Brasil por meio da publicação da Associação Brasileira de Normas Técnica da ISO 9001, relativa à qualidade, na versão 1994. "Dois anos depois o Tribunal já tinha ajustado todos os seus procedimentos para atender a esses requisitos", afirmou Oswaldo.

O TCMSP é o primeiro órgão público no Brasil a ser certificado nos quesitos da norma ISO 9001. A verificação é feita todos os anos por uma certificadora externa. Ela realiza uma auditoria em caráter de manutenção e a cada três anos em caráter de recertificação. "O sistema de gestão de qualidade da ISO 9000 tem sido muito importante nos processos de produção de relatórios e fiscalização e controle do Tribunal. Através dele nós mapeamos todo o nosso processo de fiscalização e controle, de elaboração de relatório, estabelecemos objetivos e indicadores para controle de todas as partes do processo", observou Oswaldo no vídeo citado.

Para conferir o que os servidores disseram, acesse aqui:

Dilson Ferreira da Cruz

Oswaldo Bertinato Jr