Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Em meio às comemorações do Jubileu de Ouro, TCM sedia solenidade da Atricon para certificação do programa de qualidade dos Tribunais de Contas Notícias

08/11/2018 16:30

Em um dia marcado por sessão solene e diversas outras atividades alusivas ao seu Jubileu de Ouro, o TCM-SP também sediou, nessa quinta-feira (8/11) a cerimônia de assinatura do contrato de certificação da metodologia do programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas do Brasil – Ferramenta Marco de Medição de Desempenho dos TCs (QATC-MMD.TC), em uma parceria entre ATRICON e a Fundação Vanzolini.

Estiveram presentes ao encontro o presidente da ATRICON, Fábio Túlio Filgueiras Nogueira; o conselheiro-presidente do TCMSP, João Antonio; o diretor executivo da Fundação Vanzolini, Fernando Tobal Berssaneti; além de conselheiros e técnicos de outros Tribunais de Contas do Brasil.

Na abertura da solenidade de assinatura, o presidente do TCMSP, João Antonio, destacou que a celebração desse contrato é marco na história dos Tribunais de Contas do País, contribuindo para a finalidade maior do Estado, que é promover o desenvolvimento integral da pessoa humana. “Cabe a nós zelar pelo erário e por políticas públicas que, de fato, vão ao encontro dessa finalidade”, afirmou.

O presidente João Antonio também reforçou a importância do controle preventivo dos Tribunais de Contas. “Buscamos fortalecer este marco da medição, iniciativa da mais alta importância, para incentivar e conferir as ações cada vez mais eficientes e integrar experiências exitosas, por isso, o evento de hoje é um marco histórico do sistema de controle externo do País”.

Segundo o presidente da Atricon, Fábio Nogueira, por meio da ferramenta é possível verificar o desempenho dos Tribunais de Contas e aprimorar ainda mais os trabalhos realizados, redefinindo caminhos de qualificação das ações de fiscalização e controle. 

 

Na oportunidade, Nogueira agradeceu à comissão que fez parte da confecção do programa, composta pelos conselheiros Sebastião Ranna (TCE-ES), Edilson Silva (TCE-RO) e Jaylson Campelo (TCE-PI) e também aos conselheiros e técnicos de todos os Tribunais de Contas do país que contribuíram para o sucesso do programa.

O representante da Fundação Vanzolini, o engenheiro Fernando Berssaneti, destacou que, por meio do convênio firmado, será realizada a assessoria na definição do referencial normativo e procedimentos necessários para a operação do programa de certificação.

O contrato foi assinado pelo presidente da ATRICON e pelo representante da Fundação Vanzolini.

A Fundação Vanzolini, credenciada pela USP, é a única entidade brasileira integrada à The International Certification Network (IQNet) – rede composta pelas 38 mais importantes certificadoras que estão presentes em mais de 150 países – o que outorga validade internacional às suas certificações.

Compuseram a mesa da reunião realizada no Plenário do TCM-SP:

João Antonio da Silva Filho, presidente do TCM-SP

Roberto Braguim, conselheiro corregedor do TCM-SP

Milena Giovannetti, conselheira substituta do TCM-SP

Sônia Maria de Souza, conselheira substituta do TCM-SP

Daniel Lavareda, presidente do TCM-PA

Paulo Henrique Betolini, Gerente de Negócios da Fundação Vanzolini

Fernando Tobal Berssaneti, Diretor Executivo da Fundação Vanzolini

Cezar Miola, conselheiro do TCE-RS

Maria Cleide Beserra, vice-presidente do TCE-AL

Marcio Campos Monteiro, conselheiro do TCE-MS

Cipriano Sabrino, conselheiro do TCE-PA

Joaquim Alves Neto, presidente do TCM-GO

José Valdomiro Júnior, conselheiro do TCE-CE

Severiano Costandrade, conselheiro do TCE-TO

Waldir Neves Barbosa, presidente do TCE-MS

Sérgio Cardoso, conselheiro do TCM-GO

Jaylson Fabianh Campelo, conselheiro substituto do TCE-PI

André Carlo Torres, presidente do TCE-PB

Eurípedes Sales, conselheiro aposentado do TCM-SP

Edilson de Sousa Silva, presidente do TCE-RO

Sebastião Ranna de Macedo, conselheiro do TCE-ES

Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, presidente da ATRICON