Duo de instrumentistas dá o tom para novo espetáculo dos "Concertos Didáticos” no TCM Notícias

22/10/2018 12:00

A dupla de instrumentistas formada por Giovanni Iasi e Fernando Dalcin se apresentou no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM), na sexta-feira (22/10). Eles uniram a paixão pelo violão e pelo bandolim, respectivamente, para mostrar ao público a “Música em pequenas formações”, no quinto espetáculo da série Concertos Didáticos. A plateia foi composta por servidores do Tribunal e alunos da escola EMEF Aroldo de Azevedo, da Freguesia do Ó.

No início da apresentação, o violonista Giovanni Iasi procurava interagir com o público não somente pelas músicas de sua autoria: “Nani”, “Serpiente, Puma y Condor”, e “Cordilheira”, mas também com literatura e haikais, forma típica de poesia japonesa, e apresentou um texto escrito por ele, de nome “Manifesto do Ser”, que busca despertar a possibilidade de reflexão, sobretudo da nova geração.

Um personagem muito importante para que Giovanni despertasse esse amor pela música foi seu avô, a grande inspiração na vida. “Ele foi a primeira pessoa próxima a mim que se foi. Nesse momento, quis fazer uma homenagem a ele por meio da música, por tudo que ele representou pra mim”, disse.

O violonista espera proporcionar às futuras gerações o que ele acredita ser a função da arte. “Acredito realmente que o objetivo dessa linguagem é celebrar a nossa existência, brindar a vida e homenagear as coisas que você ama, assim, esses temas acabam aparecendo nas composições”, afirmou Giovanni.

Assim que Fernando Dalcin entrou no palco para complementar a segunda parte do espetáculo, deu-se início à primeira parceria da dupla, unidos por uma amiga em comum, a cantora Eliza Lacerda. “Havíamos tocado juntos uma vez e acabamos nos conhecendo por causa dela. Quando vi o trabalho do Giovanni e vi que as composições dele vinham do coração, eu admirei. É com muita alegria que estamos fazendo esse projeto”, disse Dalcin.

O bandolim é a grande paixão de Fernando desde os nove anos de idade; cresceu no meio do choro e sempre conviveu entre pessoas mais velhas que ele. Também por influência do mestre do cavaquinho Waldir de Azevedo, seu grande ídolo, passou a frequentar o meio musical e a tocá-lo com frequência. E a versatilidade de ritmos que o instrumento proporciona, tanto para o samba, como o fado, baião, valsa e frevo, presente em canções como “Pétala de Rosa” e “Pera Lá, Calma Lá”, é o que torna a música apaixonante.

“Nenhum instrumento tem uma exclusividade de gênero, essa variedade acontece mais por conta do estilo de composição que fazemos; gosto demais de explorar ritmos distintos e isso acaba se expressando no repertório”, disse Giovanni. Na mesma linha do amigo, Fernando Dalcin acrescenta: “Às vezes, pegamos os instrumentos e, imediatamente, atribuímos a certos tipos de gênero, o saxofone ao jazz, por exemplo. Mas todo instrumento pode manifestar qualquer gênero livremente”, completou o bandolinista.

A próxima apresentação dos “Concertos Didáticos” será no dia 09 de novembro (sexta-feira), com duas apresentações. Às 12h30, o jazz à brasileira, do grupo Inkabula, terá a responsabilidade de abrir o dia de espetáculos. Às 14h30, a compositora Valéria Bonafé promoverá uma atividade complementar de formação sobre música contemporânea, agitando o auditório da Escola de Contas do TCM.

Assista abaixo o concerto na íntegra: