Escola de Contas do TCM promove curso internacional com foco em Projetos de Infraestrutura Notícias

08/08/2018 10:00

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) promove até o dia 23 de agosto o curso internacional “Estruturação, Implementação e Gestão de Projetos de Infraestrutura”, contando com seis aulas. A atividade inicial debateu na terça feira (07/08) o tema “Infraestrutura e desenvolvimento” e foi realizada no Plenário do TCM.

O presidente do Tribunal, conselheiro João Antônio da Silva Filho, fez a abertura do curso, quando destacou a necessidade de se defender a Constituição nos tempos atuais como um ato revolucionário diante da fragilidade atual da democracia no cenário brasileiro atual. O diretor presidente da Escola de Contas, Jessé Souza, também integrou a cerimônia de abertura, apresentando a estrutura do curso para a plateia presente.

A aula inaugural foi apresentada pelo diretor da Faculdade de Economia da PUC-SP, Antônio Correa de Lacerda, doutor em Ciências Econômicas pela UNICAMP; e pelo professor de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da USP, Gilberto Bercovici, doutor e livre-docente em Direito pela mesma universidade.

Os palestrantes abordaram o fenômeno da privatização e a necessidade de reavaliação de quando ela é necessária, citando exemplos como o setor de telecomunicações brasileiro e a dificuldade em apresentar serviços de qualidade para os clientes. Os professores trataram ainda da crise econômica e sua relação com o desemprego, inflação, juros, PIB, investimentos em infraestrutura e outros tópicos, trazendo gráficos comparativos dos últimos 10 anos e o posicionamento do Brasil ao longo do período.

Ao final do debate, que teve a mediação do agente de fiscalização do TCM, Marcos Thulyo Tavares, os professores responderam perguntas do público e receberam os certificados de participação do evento.

Para assistir ao encontro na íntegra clique aqui.