Servidores de diversos setores da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) compareceram no plenário do Legislativo paulistano para conhecer o sistema IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social), desenvolvido pelas áreas técnicas do TCM, para fiscalizar e controlar as contas públicas do município de São Paulo em tempo real. O presidente do Tribunal de Contas do Município de SP, João Antonio, participou da abertura do evento conduzida, nesta quinta-feira, 24 de maio, pelo presidente da Câmara, vereador Milton Leite.
Para o presidente Milton Leite, o sistema IRIS “é um Instrumento muito importante para toda a sociedade, para a transparência praticamente online de todas as ações realizadas pelo Executivo. Cumprimento todos os funcionários do Tribunal de Contas”. Prosseguindo, afirmou: “trabalho como esse tem que ser enaltecido, respeitado e prestigiado. A Câmara Municipal fará uso desse instrumento e estará acompanhando em conjunto com o TCM. Estou muito feliz com esta apresentação, hoje, aqui na Câmara”, concluiu.
O presidente do TCM, João Antonio, em seu pronunciamento destacou: “Os tempos mudaram no país. A democracia exige novos comportamentos dos órgãos da Administração. Com a participação cada vez maior da sociedade, do controle social, e isso não se alcança sem ampliar a transparência nos órgãos da Administração Pública”.
Na sequência, João Antonio anunciou a implantação do processo eletrônico no TCM a partir de 20 de agosto. “Uma vez instituído o processo eletrônico não haverá mais nada que a sociedade não possa acompanhar em tempo real. O processo eletrônico é a transparência absoluta dos atos do TCM”, salientou. Em relação ao sistema IRIS, acrescentou: “ferramenta da mais alta importância para que vocês possam acompanhar todos os contratos da Prefeitura, em todas as secretarias e todas as regiões de SP”.
Para concluir, o presidente do TCM anunciou o próximo desafio do TCM. “Criar uma ferramenta para empoderar todos os conselhos municipais participativos, para que, junto com o Tribunal, promovam a fiscalização. É o controle social potencializando a ação do controle externo formal do Estado. Essa junção vai ser importante para a preservação do dinheiro público aqui na cidade de São Paulo, e que provavelmente será exemplo para todo o país”, finalizou.
Presentes também na apresentação do sistema IRIS; feita pelo coordenador da C-VIII, Dilson Cruz, e pelo agente de fiscalização José Alberto Paranhos; o subsecretário de Fiscalização e Controle (SFC), Lívio Fornazieri, e o chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Mário Reis.
A plateia do evento foi formada por servidores da assessoria dos gabinetes dos vereadores, do Controle Interno, Comissão de Licitações, Secretaria de Orçamento e Contabilidade, Procuradoria, Secretaria de Recursos Humanos, Unidade de Planejamento, assessoria das Comissões Permanentes e Temporárias, Coordenadoria Técnica de Economia e Orçamento e Centro de Tecnologia de Informação, além de gestores de contratos administrativos da Câmara Municipal.
O sistema IRIS está hospedado no portal do TCM (www.tcm.sp.gov.br) e pode ser acessado também diretamente no endereço iris.tcm.sp.gov.br
Assista a apresentação completa: