TCMSP fará inspeção para avaliar a qualidade e quantidade das fraldas fornecidas pela prefeitura Notícias

23/08/2023 12:30

A equipe de auditores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) vai a campo para inspecionar a qualidade e a quantidade das fraldas descartáveis fornecidas pela prefeitura da capital. A decisão foi tomada pelos conselheiros durante a sessão plenária da manhã desta quarta-feira (23/8), após debate sobre reportagem recente que denuncia problemas com a qualidade das fraldas, além da falta do produto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a matéria veiculada pela TV Globo, nos últimos quatro anos a prefeitura reduziu em 11 milhões o número de fraldas distribuídas nas UBS para população do município. Essa redução é sentida pelos usuários, que relatam a interrupção da distribuição em alguns períodos.

Além disso, os entrevistados apontam problemas com a absorção do produto, o que obrigaria o uso de duas fraldas a cada troca para evitar vazamento. Dessa forma, as 120 fraldas distribuídas mensalmente durariam apenas 15 dias.

A inspeção é uma modalidade de fiscalização mais rápida, justamente por ser mais pontual. Ela pode ser utilizada para verificar denúncias e representações de assuntos que precisam de uma atuação imediata. Esse tipo de fiscalização já foi usado em temas como o Hospital do Campo Limpo, a concessão dos cemitérios e a infraestrutura de CEUs.

Após o relatório da auditoria, a prefeitura será oficiada para enviar informações e esclarecimentos ao TCMSP.