Operação Ordenada fiscaliza cemitérios concedidos pela prefeitura de São Paulo Notícias

14/06/2023 15:00

Os auditores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo estão nas ruas para fiscalizar todos os cemitérios concedidos pela prefeitura à iniciativa privada. A Operação Ordenada dos Cemitérios já identificou uma série de necessidades de aprimoramento dos serviços. Metade dos cemitérios foi visitada nesta terça-feira (13/6) e outra metade está sendo visitada nesta quarta-feira (14/6).

Entre os problemas já identificados estão: falta de segurança, muros e túmulos quebrados ou vandalizados, problemas de acessibilidade, área dos cemitérios usada como passeio público, falhas na manutenção dos banheiros, problemas com acúmulo de lixo e limpeza, ossadas sem identificação e com armazenagem inadequada e falta de visibilidade para informações relativas aos serviços disponíveis e gratuidades.

Exemplos de pontos observados em alguns dos cemitérios:

Cemitério de Itaquera: boas condições de limpeza, problemas na segurança (grades foram furtadas e proteções são insuficientes), cemitério usado como passagem de motos, pedestres e até cavalos, ossadas sem identificações.

Cemitério São Pedro: problemas na manutenção dos banheiros, covas que cederam, vias sem acessibilidade, passagem de pedestres por dentro do cemitério, boas condições de limpeza e pintura, boa circulação entre cemitério e crematório da Vila Alpina, informações sobre todos os tipos de sepultamento e preços facilmente disponíveis ao público.

Cemitério Santo Amaro: problemas de segurança (ausência de câmeras e cerca elétrica), túmulos violados, ossadas desorganizadas e com identificação precária, ossos expostos nos túmulos abertos.

Cemitério da Vila Formosa: deficiências na acessibilidade e estrutura dos banheiros, muitas ossadas empilhadas em sacos e sem identificação, placa que informa sobre gratuidades menor do que o tamanho padrão definido no edital, muros sem câmeras ou cercas elétricas.

Cemitério São Luiz: ossadas sem identificação, muro baixo sem câmeras ou cerca elétrica, equipe de segurança pequena e estruturas de segurança defasadas, boa conservação da área verde, mutirões semanais de limpeza.

Essas são informações preliminares. Um relatório completo com a avaliação geral dos cemitérios e das concessionárias será finalizado ainda nesta semana, fazendo um balanço das condições do serviço três meses após a concessão para a iniciativa privada.

Os itens avaliados são:
a) limpeza
b) circulação
c) corte de grama
d) manutenção dos banheiros
e) segurança das instalações e do público
f) disponibilização de informações, especialmente dos custos dos serviços contratados