Saiu a 49ª edição do Boletim Informativo Coronavírus Notícias

02/06/2020 16:30

Foi lançada, nesta terça-feira (2/6), a edição nº 49 do Boletim Informativo do Coronavírus, que traz uma coletânea das princípais notícias publicadas pelo mundo, em diversos veículos de informação, sobre a pandemia da COVID-19.

Na Coréia do Sul, temores de outra onda de infecções em massa na área da capital é destaque do periódico The Korea Herald. Autoridades de saúde do país informaram nesta terça-feira, 2 de junho, sobre a possibilidade de uma nova onda de infecções por COVID-19. Pequenos focos de contágio têm surgido em empresas, igrejas e escolas particulares da região metropolitana de Seul, com a rapidez da propagação das infecções colocando em xeque a capacidade das equipes de rastreamento de contatos. 

A norte americana CNN trouxe o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS)  sobre o risco de usar antibióticos no tratamento da COVID-19, alimentando um aumento na resistência antimicrobiana em todo o mundo. A resistência antimicrobiana ocorre quando microorganismos como bactérias ou vírus evoluem de uma maneira que os deixa menos afetados por antibióticos ou outros medicamentos - levando a infecções que não podem mais ser tratadas com os medicamentos comumente usados hoje. O uso excessivo de antibióticos, ou seu uso desnecessário, pode levar a uma resistência antimicrobiana prejudicial.

O South China Morning Post noticiou, na edição de hoje, que pacientes de coronavírus que também sejam portadores de HIV têm uma chance significativamente menor de morrer em razão da doença, de acordo com um estudo espanhol recentemente publicado na revista científica The Lancet. A observação de grupos de pacientes com COVID-19 em Madri levou os cientistas a concluírem que pacientes portadores do vírus de imunodeficiência têm uma chance de morrer um quinto menor do que a apresentada por pacientes sem outras enfermidades. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de aprofundar estudos clínicos feitos por médicos chineses que apontavam para uma taxa de letalidade muito menor entre aqueles pacientes do novo coronavírus que faziam tratamento regular para AIDS.

Além desses destaques, outras notícias divulgadas nos meios de comunicação da França, Japão, Reino Unido, Espanha e Itália integram esta 49ª edição do Boletim Coronavírus.

Clique aqui para acessar a edição completa.