Comunicado da Presidência sobre a campanha anual de vacinação contra a gripe no TCMSP Notícias

23/03/2020 12:00

A Presidência comunica a todos os servidores e as servidoras do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) que neste ano não haverá campanha de vacinação contra a gripe (influenza e H1N1) no Tribunal. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), optou por concentrar a campanha nos equipamentos municipais, com as equipes da própria Secretaria, dando prioridade aos grupos mais vulneráveis. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas vai auxiliar profissionais na triagem de pacientes e acelerar o eventual diagnóstico do novo coronavírus.

Como informa matéria no site oficial da SMS, nesta primeira etapa, que começa hoje, 23 de março, serão imunizadas todas as pessoas com idade a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. A partir do dia 16 de abril, a campanha se estende para professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento. A terceira etapa da campanha, a partir de 9 de maio, irá contemplar as crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em estado de pós-parto), povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. Neste mesmo dia acontecerá o dia “D” de mobilização nacional de vacinação. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

Ainda de acordo com o Portal G1, a Prefeitura informou que, para evitar a aglomeração de pessoas por causa do combate à Covid-19, montará salas especiais para atender os idosos, e que "organiza, por meio das visitas feitas pelas Equipes de Estratégias da Família, a vacinação extramuros e em domicílio, para os casos prioritários". A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, em unidades maiores, onde há estacionamento, serão montadas tendas para vacinação rápida e triagem, para evitar que os idosos fiquem entrando e saindo da unidade.

A vacina pode ser tomada em qualquer uma das 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Capital Paulista, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) oferecem a vacina contra a gripe também aos finais de semana. Você pode consultar qual o local mais próximo de sua residência acessando http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.