Obra sobre controle administrativo é lançada durante encontro do FIDA Notícias

10/10/2019 12:30

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), o Fórum Ibero-Americano de Direito Administrativo (FIDA), a Câmara Municipal de São Paulo e a Prefeitura da Cidade de São Paulo lançaram na noite de quarta-feira (09/10), no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, os volumes 1 e 2 dos livros 'Control Administrativo de la Actividad de la Administración'.

Estiveram no evento os organizadores dos livros Jaime Rodríguez-Arana, presidente do Fórum Ibero-Americano de Direito Administrativo (FIDA), Carlos Delpiazzo, secretário geral do Fórum Ibero-Americano de Direito Administrativo (FIDA), João Antonio da Silva Filho, presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Rafael Valim, coordenador do comitê organizador do FIDA 2019, e María Rodríguez, pesquisador do Grupo de Direito Público Global da Faculdade de Direito da Universidade da Coruña.

Durante o evento, foram distribuídos exemplares dos dois volumes dos livros aos participantes do Congresso. O representante Carlos Delpiazzo agradeceu especialmente aos organizadores e à organizadora e ressaltou que o "professor Valim é a cabeça intelectual atrás da preparação do Congresso". 

Os livros, que mantêm os idiomas originalmente utilizados pelos autores (português e espanhol), contam com a contribuição de notáveis especialistas em Direito Administrativo da América Latina e da Península Ibérica. Trata-se de uma coleta de estudos sobre os tipos de controle administrativo, como gestão econômico-financeira e ética pública, a organização do controle administrativo interno e externo e novas manifestações, como a figura do ombudsman, entre outras. Os textos abordam ainda procedimentos de controle administrativo, seu desenvolvimento e os efeitos e a incidência de novas tecnologias no controle externo. "Esperamos que os livros contribuam para o estudo e investigação de uma das dimensões mais importantes e relevantes do Direito Administrativo, que é a função de controle, uma atividade fundamental que preserva o compromisso inabalável de nossa disciplina acadêmica com a justiça social, especialmente com a centralidade do ser humano e seus direitos fundamentais", pontuam os organizadores no prólogo do livro.

Após o coquetel de lançamento da obra, os participantes assistiram à apresentação do Coro Paulistano do Theatro Municipal.

O Congresso Internacional de Direito Administrativo e Estado Democrático de Direito prossegue até amanhã (11/10), na Câmara Municipal de São Paulo.