Celso Antônio Bandeira de Mello é homenageado pela Câmara Municipal durante o FIDA Notícias

10/10/2019 12:30

A abertura do “Congresso Internacional de Direito Administrativo e Estado Democrático de Direito: A Defesa dos Direitos Fundamentais em Tempos de Crise”, que aconteceu nesta quarta-feira (09) no Salão Nobre da Câmara Municipal, trouxe como grande homenageado do evento o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello.

O jurista recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma, a medalha Anchieta. Bandeira de Mello também foi homenageado pelo presidente do FIDA, Jaime Rodríguez Arana-Muñoz, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), João Antonio da Silva Filho, com uma placa comemorativa que ressalta os grandes serviços prestados pelo jurista ao Direito Administrativo.

Durante seu discurso de agradecimento, o professor ressaltou um pilar importante para seu sucesso profissional: a família. “Eu tenho a satisfação e a honra de tê-las como íntimas: minha mulher, Weida Zancaner, que sempre me auxiliou em todas as atividades; e as minhas duas garotas, Gabriela e Carolina”. Bandeira de Mello também exaltou o trabalho realizado por Carolina Zancaner na área de direito. “Todos os anos, ela é convocada pela Procuradoria da Fazenda Nacional em um dos quadros que integra. Vai para diferentes estados para ensinar os colegas”.

O jurista aproveitou para criticar o que chamou de agressões injustas aos direitos fundamentais estabelecidos no texto constitucional. “É um ponto cardeal. Quando vivemos em um Estado democrático, sobretudo em um Estado que os Tribunais cumprem corajosamente suas funções, sempre que isso acontece, essa é a verdadeira defesa destes direitos”.

Bandeira de Mello acredita que o cumprimento das garantias de direitos fundamentais está estritamente ligada à consciência do povo brasileiro. “Com consciência e sabendo como fazer, não há necessidade de recorrer necessariamente ao Judiciário”, ponderou.

O Congresso Internacional acontece na Câmara Municipal até sexta-feira (11/10). Você pode conferir aqui a matéria sobre a homenagem a Celso Bandeira de Mello na TV Câmara.

 

Acompanhe a reportagem da TV Câmara sobre a homenagem ao jurista Celso Antônio Bandeira de Mello