Grupo Regional 234 revive história do Choro em São Paulo na Escola de Gestão e Contas do TCMSP Notícias

25/09/2019 16:00

Nesta sexta-feira (27/09), o Grupo Regional 234 leva ao palco do auditório da Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) uma apresentação que conta a história musical do Choro em São Paulo, a partir das 12h30.

O espetáculo gratuito faz parte da programação da série Concertos Didáticos, promovida pelo TCMSP, que reúne diversos músicos em diferentes vertentes, com um formato mais intimista e educativo.

O Grupo Regional 234 foi formado em 2007 por Cibele Palopoli (flauta), Álvaro Couto (acordeon), Giovanni Matarazzo (violão) e João Gabriel Fideles (pandeiro), que se conheceram durante o curso de Música da Escola de Comunicações e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do conjunto é o de resgatar e explorar a sonoridade dos clássicos grupos de choro de São Paulo. "Nosso repertório é formado por canções de choro enquanto manifestação cultural, que inclui gêneros musicais como a polca, a valsa e o maxixe", conta a flautista Cibele Palopoli. Canções de mestres do choro como Zequinha de Abreu, como "Tico-tico no fubá", e Jacob do Bandolim, como o choro sambado "Bole-bole", fazem parte da apresentação.

Com o sucesso alcançado, o grupo realizou turnês em países como Moçambique, na África. Locais conhecidos do público, como o Museu de Arte Contemporânea; o Centro de Preservação Cultural Casa de Dona Yayá; e o Memorial da América Latina, também contaram com apresentação do Regional 234.

Serviço:

Regional 234 – Série Concertos Didáticos
Sexta-feira, 27/09, às 12h30
Auditório da Escola de Gestão e Contas do TCMSP
Av. Prof. Ascendino Reis, 1130 – Portaria B – Vila Clementino

Entrada franca.

Confira o teaser do evento: