Cao Laru e Coral do TCMSP abrem série “Concertos Didáticos” Notícias

26/07/2019 17:00

O evento cultural “Concertos Didáticos” voltou com tudo nesta sexta-feira (26/07) com o auditório do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) lotado para acompanhar o espetáculo promovido pelo Coral do TCMSP e pela banda franco-brasileira Cao Laru na abertura da temporada deste ano. O projeto é uma parceira com a Secretaria Municipal da Cultura e a Câmara Municipal.

Para abrir a tarde de shows, o diretor-presidente da Escola de Contas, Maurício “Xixo” Piragino, ressaltou a importância de realizar um evento como esse. “Educação se faz na escola, mas com cultura, portanto, temos de apoiá-la em todos os seus segmentos. Agradeço a presença dos servidores que têm essa compreensão da importância desse espetáculo”, disse ele.

O Coral do TCMSP, criado em 1993 e sob a regência do maestro William Guedes, apresentou ao público três músicas. William contou um pouco de como surgiu o convite para esse espetáculo. “Temos foco no nosso repertório na música popular brasileira, mas quando soubemos que o Cao Lau faria parte do show, quisemos nos aproximar dessa forma de música mais lúdica”, afirmou.

Guedes justificou também a escolha de duas músicas africanas para o show, além de “Brincar de Viver”, famosa nas vozes de Guilherme Arantes e Maria Bethânia. “Acredito que, para nós brasileiros, essas canções nos aproximam demais da espontaneidade rítmica africana, como o samba de roda, para ficarmos mais alinhados na prática musical que o Cao Laru faz”.

“Dauana” e “Avulekile Amasango”, esta última com a participação da cantora sul-africana radicada no Brasil, N’Duduzo Siba, e com participação do grupo Cao Laru, encerraram a participação do Coral na apresentação, com o público aplaudindo de pé o desempenho.

Os integrantes do grupo franco-brasileiro Cao Laru se conheceram em 2014 durante um mestrado realizado em Rennes (FRA) e, desde então, rodam o mundo tratando de diferentes culturas e atravessando fronteiras de mais de 20 países. “Nosso trabalho teve como foco as músicas do mundo, foi assim que a banda começou. Com essa turnê por aí, coletamos um pouco de música, então, o que trazemos para esse show é baseado no nosso álbum ‘Fronteiras’, que apresenta um pouco dessa mistura de Europa Central, Leste Europeu e América Latina, lugares por onde a gente mais passou”, disse Felipe Trez, baterista.

São sete os integrantes da banda: Noubar Sarkissian Júnior; Ana Brandão (bailarina); Felipe Trez; Nicolle Bello; Pedro Destro; Marie Tisser; e Fabio Pádua. Outro ponto que chamou a atenção do público foram os diferentes instrumentos tocados durante a apresentação: vinte ao todo.

Essa diversidade de sons e ritmos é uma marca do grupo, como afirma Noubar. “Nossas músicas são misturadas, tocamos canções europeias com ritmos brasileiros, como o frevo. Tem valsa de cinco tempos, que normalmente são três, e na França eles dançam de maneira diferente do que estamos acostumados”.

Os “Concertos Didáticos” voltam ao palco do TCMSP no próximo dia 23/08, com a dupla Toninho Ferragutti e Salomão Soares, que vai apresentar um novo espetáculo com o tema “Pequena Formação Instrumental”. Serão nove shows ao todo durante todo este segundo semestre.

Assista abaixo o espetáculo, na íntegra: