TV Globo repercute fiscalizações do TCMSP na Educação Notícias

20/03/2019 09:30

O SPTV 2ª edição, da TV Globo, divulgou na noite da última terça-feira (19.03) o relatório do Tribunal de Contas do Município de São Paulo sobre as condições das escolas da rede municipal. Em nova abordagem, o Bom Dia São Paulo de hoje (20.03), também da TV Globo, chamou a atenção para as condições precárias dos banheiros como um dos principais problemas das escolas.

As matérias mencionam que durante as visitas, constatou-se que uma em cada cinco escolas (21,7%) não contam com banheiros de alunos em bom estado de conservação, sendo que 15,2% estavam sujos no momento da visita. Somente uma em cada cinco unidades escolares (19,6%) deixam papel toalha e sabonete líquido junto às pias dos banheiros e apenas 30,4%, papel higiênico. E que em 54,4% das escolas não foram encontrados assentos nos vasos sanitários.

Ao longo do ano passado os técnicos do TCMSP visitaram diversos estabelecimentos de ensino, escolhidos por amostragem entre as 13 DREs (Diretorias Regionais de Ensino) do município. Por meio de formulários padronizados e questionários aplicados a gestores, professores e alunos das unidades de ensino, os auditores recolheram as informações para a produção do relatório final que faz parte Programa de Visitas às Escolas, desenvolvido desde 2018 pelo Tribunal.

Outro ponto levantado pelos auditores, com destaque nas reportagens, foi a falta de wi-fi e a violência dentro das escolas.

Assista ao SPTV 2ª edição, da TV Globo, da noite de 19 de março:

Você pode assistir ao Bom Dia São Paulo de hoje, 20 de março, aqui: