No ar, Pod Observar fala de Saúde Mental e comunidade escolar EGC - Notícias

 

 

O mais novo capítulo do Pod Observar, o videocast do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, já está disponível para consulta desde às 10 horas desta terça-feira (25/03). Trata-se do 19º episódio da série, que conversou sobre o tema “Saúde Mental e comunidade escolar” com a psicóloga Beatriz de Paula Souza, especialista nesse assunto atual que tem preocupado tanto os pais como os educadores.

O programa mostra a importância de cuidar da saúde mental no ambiente escolar ao adotar estratégias para promover o bem-estar entre alunos e educadores, evitando que casos de suicídio, violência, bullying e automutilação se reflitam nas escolas e nas famílias. Como consequência desses problemas, o sofrimento emocional e mental provoca impactos profundos nos índices de evasão escolar e afeta diretamente a aprendizagem dos alunos.

Ao analisar o quadro global de saúde mental na comunidade escolar, a Organização Mundial da Saúde calcula que 14 por cento de crianças e adolescentes sofrem algum tipo de transtorno mental. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde mais recente revelou que 31,4 por cento dos alunos disseram se sentir tristes com frequência e 17,7 por cento apresentaram uma avaliação negativa de sua saúde mental.

Para falar sobre as situações que envolvem a Saúde Mental e a comunidade escolar, o videocast Pod Observar recebeu Beatriz de Paula Souza, mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde coordena o Serviço de Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar.

Com longa experiência no assunto, a convidada do videocast é organizadora do portal Orientação à Queixa Escolar https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br e uma das fundadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e participante do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar.

Não perca esta oportunidade de aprender e compartilhar experiências sobre como contribuir para a boa saúde mental dos jovens e para ter uma comunidade escolar mais forte e responsável.

É possível assistir ao videocast Pod Observar pelo canal da Escola no Youtube ou pelo portal do Observatório de Políticas Públicas. No Spotify, é necessário ter uma conta gratuita, com login e senha.