Projeto Cidadania em Contas do TCMSP é apresentado no plenário Notícias de Cidadania em Contas

31/03/2022 11:00

O programa Cidadania em Contas foi apresentado ao conjunto dos servidores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), que lotaram o plenário na segunda-feira (21/10). Trata-se do projeto que é levado às subprefeituras de São Paulo para mostrar aos munícipes o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas. O objetivo da iniciativa foi o de reproduzir a apresentação feita nos bairros para tornar o TCMSP mais próximo da comunidade.
A abertura do encontro contou com a presença do presidente do Tribunal, conselheiro João Antonio, que afirmou que a criação desse programa inédito teve como finalidade diminuir a distância que separa a sociedade em relação ao TCMSP. “Isso é fundamental para que as pessoas compreendam o papel desempenhado pelo Tribunal de Contas”, disse João Antonio, e acrescentou: “a apresentação de hoje para nossos servidores e colaboradores serve para que todos possam ver o que está sendo levado a todas as 32 subprefeituras da Capital e levar a cidadania para os que mais necessitam dessas ações do TCMSP”.
A chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, Angélica Fernandes, idealizadora do programa Cidadania em Contas, traçou um histórico da iniciativa e disse que cerca de 500 pessoas já interagiram com a equipe de técnicos e servidores do órgão durante as visitas às subprefeituras, que tiveram início em agosto passado.
No encerramento, o presidente João Antonio reafirmou que a intenção era a de que os presentes ao plenário vivenciassem a experiência levada diretamente aos cidadãos reunidos nas subprefeituras. Ele parabenizou os servidores envolvidos com a proposta do Cidadania em Contas e reforçou a mensagem de que todos devem estar comprometidos com o planejamento estratégico, com finalidade a definir o futuro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
As palestras do Cidadania em Contas já foram realizadas em oito subprefeituras, com apoio positivo dos participantes, que tomam conhecimento do papel de fiscalização e controle externo das contas públicas municipais feito pelo TCMSP.
Além disso, o público também aprova a divulgação dos canais disponibilizados pelo Tribunal, como a Ouvidoria, e ferramentas, como o IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social), por meio dos quais as pessoas podem fazer denúncias de eventuais irregularidades praticadas com dinheiro público, bem como acompanhar em tempo real a execução do Orçamento municipal.