Informativo Eletrônico nº 40 Informativo Eletrônico

08/11/2021 16:30

 

Informativo nº 40 - Outubro 2021


EGC promove palestra sobre Pacto Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) promoveu, na terça-feira (27/10), um evento que teve como tema: “Novas Reflexões sobre o Pacto Global dos ODS da ONU”. E para falar sobre o assunto, foi convidada a advogada e professora Daniella Maria Pinheiro, que é membro da Comissão do Pacto Global da ONU da Ordem dos Advogado do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR).A mediação do evento foi feita pelo auditor de controle externo do TCMSP, Ari de Soeiro Rocha, lotado atualmente no Núcleo de Governança e Gestão (NGG). Ele é formado em Administração de Empresas pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (Santos/SP), com especialização em Gestão Pública pela Universidade Mackenzie. 

 

TCMSP determina auditoria para investigar Feira da Madrugada em São Paulo

O portal da Folha de S.Paulo publicou, nesta sexta-feira (29), matéria em que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) determina auditoria para averiguar o contrato de concessão do espaço para realização da Feira da Madrugada no Brás, região central da capital paulista. O Tribunal abriu este procedimento no último dia 20 sobre o Circuito de Compras, concedido à iniciativa privada em 2015. O espaço seria inaugurado em 2021, mas não aconteceu.
 


Stela Goldenstein revela que um dos principais problemas ambientais de São Paulo é a ocupação do solo

O programa Encontros Plurais, de iniciativa da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), debateu, no final da tarde de terça-feira (19/10), os problemas que envolvem a gestão de águas, resíduos, tratamento de esgoto, saneamento e desenvolvimento urbano que estão entre os desafios a serem enfrentados para melhorar o meio ambiente das grandes cidades e transformá-las em locais seguros e saudáveis para seus habitantes. Para isso, o jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da EGC, Maurício/Xixo Piragino, receberam a geógrafa e especialista na área de urbanização com foco no meio ambiente Stela Goldenstein.

 

Auditoria avalia estratégias da SME para assegurar aprendizagem durante suspensão das aulas presenciais

Por determinação do relator da área de Educação no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), conselheiro Maurício Faria, técnicos do órgão realizaram uma auditoria objetivando analisar as estratégias educacionais disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para assegurar a aprendizagem das crianças, jovens e adultos matriculados na Rede Municipal de Educação de São Paulo durante o período de suspensão do atendimento presencial, em virtude da pandemia, no ano de 2020. O levantamento e suas conclusões foram aprovados por unanimidade pelo Colegiado do TCMSP em sua última Sessão Plenária realizada na quarta-feira (6/10).

 

Folha de S.Paulo destaca auditoria do TCMSP sobre aprendizado dos alunos na pandemia

Nesta quarta-feira (20), o jornal Folha de S.Paulo, em sua versão on-line, destacou auditoria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), liderada pelo conselheiro relator da matéria, Maurício Faria, sobre o ensino remoto aos alunos das escolas municipais da cidade.

O trabalho constatou que São Paulo ainda não fez nenhuma ação efetiva que permita compreender o tamanho do prejuízo causado ao aprendizado dos alunos e como recuperar o tempo perdido de maneira planejada. O estudo do Tribunal apontou também que cerca de 43% dos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental realizaram a prova desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) para avaliar como havia sido o aprendizado em 2020. 

 

Escolas de Contas do país apresentam boas práticas realizadas durante a pandemia, no XII EDUCONTAS

Dentro da programação do XII EDUCONTAS, o TED TALK “Boas Práticas” reuniu, em ambiente virtual, na manhã do dia 15/10, representantes de Escolas de Gestão e Contas de diversas regiões do país para compartilhar iniciativas eficazes experienciadas pelas instituições de ensino durante a pandemia. A auditora pública externa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Ana Cristina Lessa Trotta, foi a mediadora da apresentação de boas práticas. Dirigente do setor de capacitação da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS, Janaína Castaldi compartilhou as ações de educação telepresenciais em rede realizadas pela instituição de ensino, como o ciclo de debates sobre a Lei Complementar 173/2020 (Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus).

 

 

Visite aqui a