Os moradores da região de Pinheiros puderam acompanhar, na noite desta quinta-feira (24/10), mais uma apresentação do projeto Cidadania em Contas, promovido pela equipe do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). A iniciativa teve como objetivo principal expor qual o papel e a relevância da instituição para os munícipes da capital paulista.
O jornalista e assessor da Presidência do TCMSP, Djair Galvão, salientou aos presentes como surgiu a ideia de levar o Tribunal até as subprefeituras. “Esse projeto foi pensado para ampliar o conhecimento da população acerca do nosso papel na cidade. A Corte de Contas completou 50 anos em 2018 e ainda há quem não nos conheça”, afirmou ele.
O subprefeito de Pinheiros, João Vestim Grande, ressaltou a satisfação em receber a apresentação e a parceria com o Tribunal. “É um exercício de cidadania e um diálogo com a população. Essa é uma das lições que nos foi passada e, nós aqui, temos um canal direto com os habitantes da região", destacou o subprefeito.
Durante a exposição, o público presente assistiu ao vídeo institucional do Tribunal e pôde conhecer o trabalho realizado nas auditorias feitas na cidade de São Paulo, apresentadas pela auditora da C-IV, Helen Steffen.
As informações sobre o portal e os canais de comunicação do TCMSP ficaram a cargo do assessor de Imprensa, Fúlvio Giannella Jr., sendo que Dirceu Mendes apresentou o trabalho de ouvidoria da instituição. A atuação da Escola de Gestão e Contas do TCMSP na realização de cursos de extensão e pós-graduação foi apresentada pelo coordenador daquela unidade, André Galindo.
No encerramento, os moradores puderam sanar suas dúvidas sobre o trabalho do TCMSP com o advogado e assessor da Presidência, Rosano Maieto, e a assessora de Gabinete, Sandra Caruso. Foi o caso de Hedenir Bernard Blois, que trabalha na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que saiu satisfeita com o que viu na apresentação. “A gente não tem conhecimento, como cidadã ou como servidora pública, aprendi um pouco mais”, disse ela.
Leonardo Bezerra dos Santos, que trabalha com motofrete, disse que tinha uma ideia do que o TCMSP representa no município de São Paulo. Ele ficou interessado em saber mais sobre os cursos da Escola de Gestão e Contas. “Vou me cadastrar, com certeza, gostei muito do que vi. É uma oportunidade para a população conhecer o trabalho do Tribunal”, garantiu ele.
O subprefeito de Pinheiros acredita que o saldo foi positivo da apresentação desta quinta-feira. “Queria dar os parabéns para este time, foram exposições muito elucidativas, didáticas, sem ser superficial, trazendo muitas informações sobre o trabalho que o TCMSP realiza”, afirmou Vestim.
A advogada Renata Paes se surpreendeu positivamente com a apresentação feita pela equipe do Cidadania em Contas. “São diversas informações que geralmente não temos contato, cursos gratuitos para o público, ficou bem claro que podemos ter acesso a todo esse conteúdo”, disse ela.
A Subprefeitura Ipiranga será o palco da próxima apresentação do programa Cidadania em Contas, que acontecerá no dia 30 de outubro (quarta-feira), a partir das 19h.