Subprefeitura Jabaquara recepciona projeto Cidadania em Contas do TCMSP Notícias de Cidadania em Contas

16/10/2019 11:00

A oitava apresentação do projeto Cidadania em Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) aconteceu na noite de segunda-feira (14/10), para o público da região da Subprefeitura Jabaquara, no auditório da distrital da Associação Comercial de São Paulo. O projeto, que reúne uma equipe com profissionais de diversas áreas do Tribunal, visa apresentar o trabalho realizado pela instituição para os munícipes da cidade.

O chefe de gabinete da Subprefeitura Jabaquara, Beto Mendes, recebeu o projeto com muita alegria. “É um momento de aproximar a comunidade para que ela possa entender o real papel do Tribunal de Contas", disse ele na abertura das atividades.

Reforçando essa ideia, o assessor de gabinete da presidência do TCMSP, Djair Galvão, afirmou que a meta é uma visita territorial para a exposição do trabalho na área das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. “Nosso papel é muito simples, muito honesto, muito verdadeiro, é exatamente passar para a comunidade, para a população, o que faz o Tribunal de Contas, quais suas características, quais as suas atividades técnicas e qual o seu papel, sua inserção na sociedade", informou Djair.

Para facilitar essa integração, também a Associação Comercial de São Paulo abriu suas portas ao projeto. "A nossa distrital, como todas as distritais da Associação Comercial de São Paulo, têm por objetivo fazer a integração entre a comunidade e as lideranças procurando facilitar a vida do empreendedor", falou o diretor superintendente da distrital Centro-Sul da Associação Comercial de São Paulo, Jefferson José da Silva.

Durante a exposição, o público presente assistiu ao vídeo institucional e pôde conhecer o trabalho realizado pelo TCMSP em auditorias na cidade de São Paulo. Conheceu os meios de comunicação e as redes sociais utilizadas pela Corte; quais os caminhos a seguir para encaminhar seus pedidos por meio da Ouvidoria do Tribunal; e a atuação da Escola de Gestão e Contas, responsável pelos diversos cursos de extensão e pós-graduação. Ao final, outro assessor da presidência, Rosano Maieto, respondeu às perguntas da plateia e a assessora Sandra Caruso sorteou dois livros comemorativos do Jubileu de Ouro do TCMSP.

A apresentação do projeto Cidadania em Contas do TCMSP contou com a participação da auditora Helen Steffen (C-IV); do professor André Galindo (Escola de Gestão e Contas); do jornalista Florestan Fernandes Jr. (Assessoria de Imprensa); e de Dirceu Mendes (Ouvidoria).

O chefe de gabinete da Subprefeitura Jabaquara, Beto Mendes, revelou durante o evento que não sabia que a Escola de Gestão e Contas era tão acessível para a população. "É importantíssimo que possamos ser os facilitadores, que as lideranças possam saber disso e que a comunidade aproveite os cursos altamente qualificados e acessíveis", disse ele, encorajando o público a dar seu depoimento depois das apresentações.

A ex-aluna de um curso da Escola de Gestão e Contas e estudante de Relações Internacionais, Barbara Ribeiro, contou que já visitou a página do TCMSP várias vezes, consultou o IRIS. Ela disse que “acredita que a relação dos órgãos públicos com a comunidade é um relacionamento que precisa ser duradouro e estável, porque eles conversam entre si e a participação da sociedade civil é muito importante para que os órgãos entendam também como estão funcionando, como estão sendo vistos".

Já Thomaz Vargas, no momento desempregado, ressaltou a importância da participação. “Como vocês disseram, o dinheiro é nosso e nós temos que cuidar disso. [...] Através do Tribunal vamos poder controlá-lo. Vemos irregularidades e não sabemos com quem falar e o Tribunal é uma porta aberta para nós". Cira Coeli, funcionária do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), acredita que no TCMSP acontecem muitas coisas que agora ficaram claras aos olhos da população. “Vocês trouxeram a informação por setor, por departamento, explicando passo a passo. Essa expectativa é muito valiosa para que nós, cidadãos, possamos nos conscientizar do valor desse trabalho, da unificação e importância para sabermos sobre todos os recursos que temos para tirar dúvidas, aprender, inclusive, estudar", destacou ela.

Natalino Brauna, servidor público, deixou uma dica: "Falei para alguns amigos que estava vindo em uma reunião do TCMSP e eles perguntaram se era alguma sigla de partido político. Isso não pode, né? O trabalho de vocês é muito importante, mas, na minha opinião, vocês têm de levar isso para as escolas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), as associações, levar mais para a periferia da cidade mesmo, onde as pessoas não têm nem noção do que é o Tribunal de Contas", disse, encerrando os depoimentos.

A Subprefeitura Pinheiros receberá a próxima apresentação do Cidadania em Contas, no dia 24 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h.

 

Acompanhe abaixo os depoimentos de alguns participantes do evento: