Encontros Plurais


Nesta segunda-feira (31/01), o Encontros Plurais, iniciativa da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), entrevistou o secretário municipal da saúde da cidade, Edson Aparecido, com o objetivo de fazer um balanço de todas as ações tomadas diante da pandemia da COVID-19 após um ano de início da campanha de vacinação.

Em mais um programa que trouxe questões complexas, o Encontros Plurais, de iniciativa da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), debateu, no final da tarde de terça-feira (19/10), os problemas que envolvem a gestão de águas, resíduos, tratamento de esgoto, saneamento e desenvolvimento urbano que estão entre os desafios a serem enfrentados para melhorar o meio ambiente das grandes cidades e transformá-las em locais seguros e saudáveis para seus habitantes.

Atividades culturais de qualidade, a distância, estão entre as ações mais desenvolvidas para que a sociedade possa enfrentar a pandemia de forma mais benéfica e para que a arte sobreviva. Em um debate sobre esse assunto que permeia a Cultura no Brasil contemporâneo, da pandemia aos processos de criminalização que recaíram sobre as manifestações artísticas, o Programa Encontros Plurais recebeu, na sexta-feira (06/08), uma das pessoas mais significativas do país na área de Cultura: o sociólogo Danilo Miranda, diretor do Sesc (Serviço Social do Comércio) Regional São Paulo desde 1984. A conversa foi conduzida pelo diretor-presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/Xixo Piragino e pelo chefe de gabinete da instituição de ensino, o economista Marcos Barreto.

Com o aumento do desemprego, a população abaixo da linha da pobreza triplicou e atinge cerca de 27 milhões de pessoas. Nos grandes centros urbanos, como São Paulo, milhares de trabalhadores perderam seus empregos e até suas casas. A população de rua aumentou cerca de 25% nos últimos anos e soma atualmente mais de 25 mil pessoas. O que fazer para abrigar e dar uma vida digna para essa população? Para responder essas e outras questões, o jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/Xixo Piragino, entrevistaram, na tarde da segunda-feira (12/07), a arquiteta e urbanista, Erminia Maricato, Medalha de Ouro na Federação Panamericana de Associações de Arquitetos.

O Maranhão é o estado que tem um dos menores números de óbitos por cada 100 mil habitantes no Brasil. Para falar sobre esse resultado, sobre a importância do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) na unificação de propostas e ações conjuntas dos estados no enfrentamento da pandemia, fazer uma avaliação das políticas públicas implementadas na área da saúde, nos últimos 12 meses, fornecer um balanço da situação atual da pandemia e trazer as perspectivas de ampliação da vacinação em todo o país, o programa Encontros Plurais, da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), convidou o presidente do CONASS, advogado e também secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, para uma entrevista na noite de terça-feira (20.04). Na condução do programa estavam o jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da EGC, Maurício/XixoPiragino.

Em meio a uma latente discussão sobre a volta às aulas e a falta de vacinação para a categoria dos professores e professoras, o programa Encontros Plurais convidou o secretário municipal da Educação de São Paulo, Fernando Padula, para discutir os efeitos da Covid-19 na atividade educacional e os desafios da pasta da Educação para os próximos meses, com o agravamento da transmissão do novo coronavírus na Cidade. A transmissão ocorreu na última terça-feira (09/03), às 17h, com mediação do jornalista Florestan Fernandes Jr. e do diretor-presidente da Escola Superior de Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/Xixo Piragino.

A crise sanitária de Covid-19 que se instalou no mundo tem trazido inúmeras sequelas para a população, entre elas psíquicas. O programa Encontros Plurais destacou o tema, na tarde da segunda-feira (08/02), em entrevista com o médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Paulo Amarante. O jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/Xixo Piragino, buscaram entender se o aumento de casos da doença mundo afora, principalmente no Brasil, pode acentuar os transtornos psicológicos que já preocupam especialistas.

 

O programa "Encontros Plurais", iniciativa da Escola Superior de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), encerrou sua temporada em 2020, na última sexta-feira (4/12), com chave-de-ouro: discutindo o destino da maior e mais importante cidade da América do Sul e os desafios da nova administração pós a definição das eleições municipais.

As memórias e as contribuições de um dos mais destacados intelectuais do país, o economista Celso Furtado, foram recordadas, na sexta-feira (6/11), durante o programa Encontros Plurais "Os cem anos de Celso Furtado", iniciativa da Escola de Gestão e Contas do TCMSP. O jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor presidente da Escola Superior de Gestão e Contas, Mauricio/Xixo Piragino receberam, em ambiente virtual, a professora adjunta de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas, Lucileia Colombo, e o professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estácio de Sá, Glauber Carvalho, para discutir, além de questões sociais, o legado do único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel de Economia.

Inúmeras são as contribuições de um dos mais importantes sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes, para a Educação no país, mas poucos conhecem sua intimidade. Entre os poucos, está o amigo e crítico literário Antonio Candido. A correspondência entre os dois deu luz à peça “Vicente e Antonio - A história da amizade de Florestan e Antonio Candido”, um hino aos encontros longevos, exibida pelo Cineclube da Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, na terça-feira (8/9), e debatida no programa de entrevistas Encontros Plurais.

As camadas mais pobres da população são as que mais sofrem com os efeitos do coronavírus, o que evidencia a importância de políticas de assistência social entre as ações para enfrentamento da pandemia. Mas não só da pandemia, sustentou a doutora em serviço social, Aldaiza Sposati, durante uma entrevista para o jornalista Florestan Fernandes Jr. e o diretor-presidente da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/Xixo Piragino, no programa Encontros Plurais.

A edição de sexta-feira (12/06) do programa Encontros Plurais, que teve a participação do médico sanitarista Eduardo Jorge, ex-deputado federal e por duas vezes secretário municipal da Saúde de São Paulo e secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, trouxe um registro histórico sobre a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O entrevistado contou ao jornalista Florestan Fernandes Jr. e ao diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/XixoPiragino, como transcorreu a construção do SUS, desde sua criação na Constituição de 1988 até os desafios que enfrenta na atualidade.

Na edição 03 do programa Encontros Plurais, o jornalista Florestan Fernandes Jr., o diretor-presidente da Escola de Gestão e Contas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício/XixoPiragino, e o economista Marcos Barreto convidaram o especialista em finanças públicas e ex-secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo, Amir Khair, para debater a situação econômica de estados e municípios em tempos de pandemia do Coronavírus.

A segunda edição do Encontros Plurais, espaço de reflexão sobre políticas públicas e propostas de soluções possíveis para os problemas que afligem a maior e mais importante cidade do país, também se adaptou às medidas de combate ao novo coronavírus e recebeu, em ambiente totalmente virtual, o renomado médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para tratar dos desafios que se colocam para a saúde pública no atendimento aos pacientes atingidos pela Covid-19.

Sob o comando do jornalista Florestan Fernandes Jr. e do diretor da Escola de Gestão e Contas, Maurício/Xixo Piragino, o programa teve como primeiro convidado o ex-secretário de Educação do município de São Paulo, jurista, filósofo, escritor e professor, Gabriel Chalita. Assista!