A Prefeitura de São Paulo apresentou na manhã desta quarta-feira (21/11) ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo um diagnóstico ainda não concluído da situação do viaduto na Marginal do Rio Pinheiros, nas imediações da Ponte do Jaguaré, cujo colapso provoca interferências na mobilidade urbana da cidade desde o dia 15 passado, quando parte da estrutura cedeu.
Em relação ao referido viaduto, o secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Victor Aly, afirmou que o objetivo da Prefeitura é recuperar sua estrutura, intervenção que seria de custo mais baixo e de menor impacto no tráfego e na economia da cidade. Na avaliação do TCM, a proposta da Administração é racional e razoável.
Na reunião, o secretário Municipal de Justiça, Rubens Rizek Júnior, informou que o prefeito Bruno Covas encaminhará ainda nesta semana ao TCM uma “Consulta em Tese”, instrumento jurídico previsto na Lei Orgânica e no Regimento Interno do Tribunal. A consulta versará sobre a possibilidade de contratação emergencial de empresas especializadas para realizar um diagnóstico das condições de pontes e viadutos na cidade.
A intenção da Administração é dispor, no menor espaço de tempo possível, de uma “radiografia” dessas estruturas viárias, estabelecer prioridades e um cronograma de reformas para sua recuperação.
O Conselheiro João Antonio, Presidente do Tribunal de Contas, assumiu o compromisso de analisar a consulta da Administração com a celeridade que o assunto exige.
PARTICIPANTES DA REUNIÃO - Sob a coordenação do presidente do TCM João Antonio da Silva Filho, a reunião contou com a participação dos Conselheiros Domingos Dissei (Relator da matéria) e Maurício Faria, da Conselheira Milena Magalhães Castro, que substitui o Conselheiro Edson Simões, dos secretários Victor Aly (Infraestrutura Urbana e Obras), Luiz Ricardo Santoro (secretário-adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras), Júlio Semeghini (Governo), Rubens Rizek Júnior (Justiça) e de técnicos da Auditoria do Tribunal.