TCM permanece com Certificação ISO 9001:2015 após nova auditoria externa Notícias

29/08/2018 11:00

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) garantiu a renovação da Certificação ISO 9001:2015, segundo a instituição auditora Associação Portuguesa de Certificação (APCER), durante a reunião de Auditoria Externa da Qualidade, que aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto.

Na abertura da reunião, o conselheiro presidente do TCM João Antonio falou sobre a importância de se realizar essa auditoria: “Nós entendemos que o aperfeiçoamento de uma instituição como essa é fundamental porque prestamos um serviço à sociedade, uma vez que somos cobrados diariamente por isso”. Ele ainda destacou as atividades lançadas recentemente pelo TCM, como a ferramenta de transparência IRIS, a instituição do Processo Eletrônico e a realização no tribunal de reunião do FOCCOSP (Fórum de Combate à Corrupção no Estado de São Paulo).

O auditor coordenador da APCER, Jorge Cruz, ressaltou o pioneirismo do Tribunal em obter essa certificação e comentou quais objetivos esperava atingir com esse trabalho. “O primeiro objetivo é verificar se o sistema do Tribunal continua com qualidade, mesmo depois das melhorias implementadas, e o outro é analisar até que ponto o Tribunal implementou, na prática, as constatações observadas na reunião anterior”, disse ele.

A auditoria externa constatou que as solicitações sugeridas em 2017 foram, em sua maioria, atendidas ou estão em andamento para serem implementadas. O auditor da APCER gostou da evolução do trabalho do Tribunal de Contas e levantou pontos positivos da eficácia do sistema.

“É importante que haja mudanças sem pôr em causa o sistema e que o Tribunal esteja em processo de evolução contínua, que esteja em várias frentes de ataque”, afirmou Cruz. Ele também elogiou a instauração do Processo Eletrônico e acredita que foi um grande avanço do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

O secretário-geral do TCM, Ricardo Panato, que coordenou o segundo dia de reunião com a auditoria, ressaltou a importância de se realizar um trabalho dessa magnitude junto à APCER – que está no quarto ano de parceria com o Tribunal – e falou sobre o período de alternâncias vivido pela instituição. “Estamos em busca de melhorias contínuas, por isso, essa percepção de fora tenha uma identificação muito grande dos servidores do Tribunal e o compromisso da alta direção que dá sustentação para essas mudanças”, destacou Panato.

A coordenadora do Escritório do Controle da Qualidade Total (ETQC), Luciana Guerra, agradeceu a todas as áreas envolvidas nos dois dias de auditoria e reforçou que todas as sugestões levantadas pela APCER serão consideradas. “É muito importante a gente ouvir quem vem de fora, que já conhecia o sistema e realmente pôde observar todas as modificações positivas que estamos fazendo ao longo desse processo e que possamos evoluir nessa questão de planejamento”, avaliou ela.

Por fim, o subsecretário de Fiscalização e Controle (SFC) do TCM, Lívio Mário Fornazieri, elogiou o trabalho feito pela auditoria externa e considerou pertinentes todas as observações apresentadas na reunião. “É um momento ímpar em nossa história, afinal, já temos sete dias de implementação do Processo Eletrônico, com muitos desafios e aprendizados até aqui. Agora, temos novos projetos em andamento, ganhando corpo e começando a ser implementados no Tribunal”, completou Lívio.