Evento da campanha #NovembroAfirmativo sela parceria entre TCMSP e Faculdade Zumbi dos Palmares Notícias

24/11/2023 16:30

Em comemoração aos seus 55 anos, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo assinou, nesta quinta-feira (23), um convênio com a Faculdade Zumbi dos Palmares, que trata da promoção e desenvolvimento de projetos cujo objetivo será a capacitação de profissionais em políticas públicas de inclusão social. 

Além disso, serão disponibilizados cursos, palestras, eventos, workshops e ações afirmativas que envolvam questões de gênero, raça, etnia e vulnerabilidade social. A instituição também aderiu ao programa #RacismoZero, iniciativa da Faculdade Zumbi dos Palmares com a proposta de combater o racismo no varejo e no setor de serviços. 

A cooperação entre as partes marcou a campanha #NovembroAfirmativo do TCM e foi assinada durante o evento “Boas Práticas para Equidade Racial no Mercado de Trabalho”, que recebeu na sede do tribunal líderes dos setores público e privado para debater o tema.

“O Tribunal de Contas é um órgão inserido na sociedade, que tem responsabilidade, visão, por isso, é um momento importante e fundamental para a cidade esta iniciativa do #NovembroAfirmativo”, falou o prefeito Ricardo Nunes que, em seu discurso, destacou os resultados de ações de políticas públicas feitas em São Paulo. 

O evento também contou com a presença dos cinco conselheiros, vereadores da Câmara Municipal e seu presidente, Milton Leite, e outros representantes da administração pública. O conselheiro presidente Eduardo Tuma destacou a importância e a necessidade de ações afirmativas sobre o tema. 

“Acredito firmemente que, mantendo-nos atentos contra qualquer forma de discriminação racial, construímos um caminho mais justo e inclusivo a todos. O que se deseja no Brasil são gerações mais solidárias e, acima de tudo, menos desiguais”, analisou.

A secretária municipal de Justiça de São Paulo, Eunice Prudente, o reitor da Zumbi dos Palmares, José Vicente, e o professor da UFABC, Ramatis Jacino, receberam o prêmio de boas práticas pela contribuição com a sociedade paulistana no debate sobre questões raciais.

“A gente quer falar de futuro, de mudança, de transformação, nós podemos fazer a cidade que quisermos. O ponto é combater o racismo e a intolerância que nasce na mente das pessoas. Se a gente transformar isso em um diferencial competitivo, podemos extrair o melhor para que a cidade abrace a todos”, disse o reitor.

Setores público e privado apresentam iniciativas para colocar negros em posições de liderança

No evento, dois painéis com representantes do setor público e privado debateram a presença do negro como liderança nas empresas e nas secretarias municipais.

A Danone, a Ernst & Young e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Cidadania, a Conselheira 101, a Prodam e a Secretaria Municipal das Relações Internacionais apresentaram ao público seus programas e treinamentos que fazem para colocarem seus colaboradores negros em posições de comando. Para eles, a grande questão é tirar as crenças limitantes que esse público já carrega e poderem usar seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Assista à íntegra do evento: