O conselheiro João Antonio tomou posse na Presidência do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM) para o exercício de 2018, - ano em que o Tribunal comemora o seu jubileu de ouro -, juntamente com o conselheiro Domingos Dissei, para a Vice-Presidência, e o conselheiro Roberto Braguim, para a Corregedoria da Corte de Contas. A posse dos membros da nova mesa diretora do TCM ocorreu durante a Sessão Especial Reservada para essa finalidade e realizada no dia 22 de janeiro, no gabinete da Presidência.
Logo após a abertura dos trabalhos da sessão especial, a palavra foi passada à subsecretária geral do Tribunal, Roseli de Morais Chaves, que fez a leitura do termo de posse dos novos dirigentes do TCM para 2018. Em seguida, cada conselheiro eleito fez o juramento protocolar de compromisso e assinou o livro de registro, formalizando a composição da nova direção da Corte para este ano.
Após ser oficialmente empossado na Presidência, João Antonio saudou os presentes e agradeceu a cada um dos conselheiros pela eleição ao cargo e pela confiança para que exerça seu mandato. Ele afirmou ainda que sua gestão será marcada pela continuidade do trabalho profícuo de administrações anteriores, mas aprofundando mudanças que não tiveram tempo de ser completadas.
O novo presidente do TCM destacou que “serão adotadas mudanças importantes, de forma a deixar o Tribunal cada dia mais transparente, para se adequar aos novos tempos, com novas tecnologias e voltado para um controle externo mais eficiente, preservando as políticas públicas mais interessantes, bem como o bom uso de recursos públicos”.
“Entendo que uma gestão eficiente passa também pelo diálogo constante com a vontade conjunta de todo o Tribunal, que é um universo de servidores e conselheiros que trabalham com a mesma perspectiva e na mesma direção, para colocar o TCM sempre entre os melhores Tribunais de Contas do País”, finalizou João Antonio.
O vice-presidente Domingos Dissei agradeceu pela eleição para o cargo e cumprimentou o presidente João Antonio, “que já se posicionou favoravelmente pela total transparência de todos os atos do Tribunal, com vista a dar maior dinâmica na tomada de decisão e no aperfeiçoamento do TCM”.
Segundo Roberto Braguim, que deixou o cargo de presidente e assumiu como novo corregedor, “foi uma honra ter recebido o apoio de todos os conselheiros, uma vez que fiz tudo o que me competia e da melhor forma ao dirigir este Tribunal”.
Braguim passou a palavra ao presidente eleito da Atricon para 2018/2019, o conselheiro corregedor Fábio Nogueira, do TCE da Paraíba, que saudou os recém-empossados e defendeu a integração de todos os Tribunais de Contas brasileiros, ressaltando o trabalho importante que essas instituições representam em favor do erário e da ética na vida pública. Os conselheiros Edson Simões e Mauricio Faria também desejaram sucesso aos membros que tomaram posse na mesa diretora do Tribunal.
Após a posse oficial dos integrantes da nova mesa diretora, o Colegiado do TCM decidiu realizar a primeira reunião de trabalho deste ano, para definir prioridades e estabelecer metas de atuação para os próximos meses.
A solenidade de posse da nova mesa diretora do TCM contou com a presença do conselheiro aposentado do TCM, Eurípedes Sales; do procurador Chefe da PFM, José Carlos Galvão; da chefe de Gabinete da Presidência, Angélica Fernandes; da chefe de Gabinete do conselheiro Roberto Braguim, Laura de Barros de Nascimento; do subsecretário de Fiscalização e Controle (SFC), Lívio Fornazieri; do assessor-chefe da Assessoria Jurídica de Controle Externo (AJCE), Ricardo Panato; do chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Mário Toledo Reis; da subsecretária Administrativa, Elaine Rúbio; do presidente da Escola de Contas, Jessé José Freire de Souza; e do chefe de Comunicação do TCM, jornalista Florestan Fernandes Junior, entre outros.
A sessão especial de número 2964 do Colegiado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo para a eleição aos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor foi realizada no dia 18 de dezembro de 2017, no plenário da Corte.