Auditoria Externa da Qualidade destaca notória evolução no modelo de gestão do TCMSP Notícias

05/09/2022 10:30

Durante a reunião virtual de encerramento para a entrega do resultado da Auditoria Externa de Qualidade - ISO 9001, na tarde de sexta-feira (2/9), o auditor da Fundação Vanzolini, Renato Prado, destacou “uma notória evolução do modelo de gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo desde o ciclo iniciado em 2020”. No relatório final, foi apontada apenas uma oportunidade de melhoria.

Após a apresentação do auditor externo, Marcelo Veiga, chefe do Núcleo de Governança de Gestão (NGG) e mediador da reunião, passou a palavra para a subsecretaria de Fiscalização e Controle, Luciana Guerra, que manifestou a sua satisfação com os resultados. Na sua visão, “representa o reconhecimento de um esforço coletivo e a sinalização de que estamos no caminho certo”.

Por sua vez, a gestora das Relações do Trabalho (GRT), Luiza Hruschka, ressaltou a importância das auditorias no sentido de “possibilitar uma melhor organização na forma de trabalho, nos nossos processos, sendo um ganho na estruturação das nossas atividades”.

Dando sequência à reunião, a coordenadora do Escritório da Qualidade (ETQC), Suzana Oliveira, agradeceu pela confiança depositada no trabalho realizado pelo ETQC. Fez uma menção especial a Daniela Freitas, servidora do Escritório da Qualidade, ressaltando “a contribuição que também tem dado nas atividades realizadas para a alcançarmos a evolução do sistema de gestão”.

Antes de passar a palavra ao secretario geral para encerramento da reunião, o chefe do NGG, Marcelo Veiga, fez o seu registro, enfatizando que “o fruto positivo do trabalho do TCMSP é uma janela de oportunidade que temos com a Presidência da Casa”.

No entendimento de Veiga, “o presidente do Órgão, João Antonio, é muito assertivo, muito objetivo no que ele quer e na forma de compartilhamento desse tipo de trabalho”. Citando também a chefe de gabinete da Presidência, Maria Angélica Fernandes, e o secretário geral Ricardo Panato, Veiga acrescentou “que não poderia deixar de falar dessas duas figuras centrais nesse processo evolutivo, que a partir das determinações do presidente, nos ajudam a operacionalizar tudo isso”.

Por fim, Veiga também agradeceu à atual subsecretaria de Fiscalização e Controle, que esteve como chefe do NGG até o último mês de fevereiro. ”Se o NGG alcançou esses bons resultados, ela é a maior responsável”, argumentou Veiga.

No encerramento da reunião, o secretário geral do TCMSP, Ricardo Panato, representando o presidente da Casa, João Antonio da Silva Filho, agradeceu à Fundação Vanzolini.

Na oportunidade, Panato lembrou que o resultado final, destacado pelo auditor externo como “uma notória melhoria do modelo de gestão, apresenta similaridade com a avaliação da Comissão do MMD-TC, que integra o Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC) e esteve no TCMSP nessa semana. No entendimento de Panato, “essas duas avaliações nos ajudam a fazer reflexões e enxergar essa evolução que nem sempre conseguimos perceber no nosso dia a dia”, esclareceu. “Quando esse cenário é trazido por alguém de fora, é muito importante para a gente ter certeza de que a evolução está acontecendo, fruto do envolvimento de cada um nós”, acrescentou o secretário.

Concluindo, Panato enfatiza a missão do servidor público na direção “da promoção contínua de melhorias tendo objetivo final prestar um serviço de qualidade”.

Também participaram da reunião, representantes das coordenadorias da Subsecretaria de Fiscalização e Controle, da Gestão das Relações do Trabalho e dos gabinetes.

A Corte de Contas paulistana é certificada desde 1996 e vem comprovando ano a ano que o seu Sistema de Gestão da Qualidade cumpre os requisitos estabelecidos pela norma ABNT ISO 9001.